Diferenças sobre canções do exílio

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
* Verificação de Aprendizagem (Tema: Retomada e desconstrução do nacionalismo romântico.)


“Os assuntos e paisagens locais são o alimento normal do escritor, mas o ‘sentimento íntimo’ é o que o torna representante autêntico de sua nacionalidade, e é esse ‘sentimento íntimo’ que constitui a essência da nacionalidade literária.” Assim é descrita a expressão do nacionalismo na literatura porMachado de Assis. Essa temática surge após a Independência do Brasil, marco definitivo para a consciência de uma nação brasileira e não mais portuguesa. O espaço, a natureza e a gente brasileira são descritas ricamente no movimento denominado Romantismo.
Um dos principais artistas românticos, e que participou fielmente dessa veia nacionalista, foi Gonçalves Dias. Poeta, estudioso epesquisador da história brasileira, Gonçalves Dias fez parte de uma época em que cabia aos artistas resgatar essa história, que estava se perdendo, servindo-se da literatura. O pensamento dessa corrente era que só através de um conhecimento de suas ‘terras’ é que poderiam preparar ao futuro.
De toda a produção poética da primeira geração romântica, será difícil encontrar versos tão conhecidos quantoos da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias. Síntese do amor pela pátria manifesta naquele momento em que o poeta se encontrava exilado em Coimbra, o ‘eu’ do poema faz grande exaltação das belezas do Brasil enquanto deixa muito claro o seu saudosismo:

“Minha terra tem primores| Que tais não encontro eu cá.”/ “Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá;”

Segundo umainterpretação detalhada por Sylvia Helena Cyntrão (1988), os principais elementos do poema são as palavras ‘eu’, ‘palmeiras’ e ‘sabiá’, que expressam a relação entre poeta e sua terra natal.
Gonçalves Dias tinha como característica explicar seus poemas através de sua metalinguagem disfarçada pelo conteúdo poético. É o que o ocorre com a palavra
‘sabiá’, no poema, ela é escrita em letra maiúscula,personificada, isso gera uma relação de analogia com o poeta, que seria o ‘cantor’ de uma tristeza, assim como o sabiá tem um canto triste: “Minha terra tem palmeiras| Onde canta o Sabiá| As aves que aqui gorjeiam| Não gorjeiam como lá”
Os românticos encontram na natureza seu refúgio, tentam encontrar correspondências entre o seu estado de alma e a paisagem. O ‘eu’ poético se encontraexilado e insatisfeito por não poder voltar á sua amada terra natal, então a idealiza, por meio dos sonhos ou de sua imaginação: “Em cismar, sozinho à noite| Mais prazer encontro eu lá;”.
Outro movimento carregado de ideais nacionalistas é o Modernismo, que os abordava através da valorização do aspecto social, cultural e folclórico brasileiro.
Esse movimento tinha, principalmente, o desejo deemancipar-se da dependência européia, desejavam liberdade de criação e expressão, e ao rejeitarem os modelos padrões portugueses, seus artistas cobrem de humor, ironia e paródia as manifestações modernistas.
O modernismo também tinha sua poesia carregada de teor social, de compromisso e dogmas, um dos artistas que se destacaram por se dedicar a esses ideais, foi Carlos Drummond de Andrade quepor participar de uma fase do modernismo em que estava começando a 2º Guerra Mundial, sentiu o dever de ser solidário perante o mundo e os homens.
Em seu poema “Nova Canção do Exílio”, paródia do famoso poema de Gonçalves Dias, Drummond expressa a sua condição de homem/cidadão. Cyntrão diz que o ‘eu’ estaria afastado de sua terra natal no espaço e no tempo, e que esta última característica éque o diferiria do poema original de Gonçalves Dias.
Os elementos ‘sabiá’, ‘palmeiras’ e ‘eu’ também aparecem no poema de Drummond para ligarem o ‘eu’ poético á sua terra natal, assim como Gonçalves Dias, e também ás suas recordações: “Um sabiá na palmeira, longe. | Estas aves cantam um outro canto”. O advérbio longe substitui o lá de ‘Canção do Exílio’, que no poema pode ser entendido tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cançoes exilio
  • Sobre canção do exílio
  • Sobre o exílio de edward said
  • Curiosidades sobre diferenças culturais
  • Sobre a diferença entre a morte e o suicídio
  • Sobre as emoções: diferenças entre os gêneros
  • Diferença sobre resumo e resenha
  • Entrevistas sobre diferenças sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!