Diferenças entre ração premium e combate

Páginas: 10 (2251 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Importância da Ração na Alimentação Animal

Os fabricantes de alimentos para animais têm uma dupla preocupação: garantir a medida exata dos nutrientes necessários e satisfazer às exigências de digestibilidade e palatabilidade dos animais de estimação.
Criar um alimento adaptado às necessidades de certo tipo de animal não é tarefa fácil. O cão ou o gato tem de apreciar a comida recebida edemonstrar isso para o seu proprietário, que vai tomar a decisão de continuar a usar o mesmo produto de acordo com a reação de seu animal de estimação.
Graças aos alimentos industrializados, os animais de estimação podem beneficiar-se de uma alimentação completamente equilibrada, que não tem nada a ver com a cozinha familiar. Alimentar os animais domésticos com alimento caseiro pode apresentar váriosinconvenientes, como doenças nutricionais a longo prazo. Embora a tendência seja deixar de ser um hábito entre os donos de animais, os restos de comida ainda são os principais concorrentes da alimentação industrial.
Por outro lado, a evolução dos hábitos em favor dos alimentos industriais está associada a um conjunto de fatores cada vez mais difundidos: alimentação sadia, equilibrada e com grandevariedade de produtos disponíveis no mercado e, principalmente, a praticidade.
Cães e gatos têm exigências nutricionais muito diferentes dos humanos e, por isso, é um grande erro dar sobras de comidas a esses animais. Um regime alimentar pobre pode causar uma série de problemas de saúde, como obesidade, complicações renais e digestivas, pois o equilíbrio alimentar de um cão ou gato estájustamente na dosagem precisa de carne, cereais e legumes para satisfazer suas necessidades de aminoácidos, glicose, proteínas, minerais e vitaminas, fundamentais para uma vida saudável.

É justamente uma alimentação equilibrada, fruto de pesquisas em nutrição, bioquímica e fisiologia, que a indústria de alimentação animal oferece ao mercado, sempre de acordo com o porte, a idade (filhotes e adultos), aatividade e a saúde do bichinho. Existem alimentos com objetivos específicos, que são alimentos destinados a cães e gatos com necessidades fisiológicas particulares: aleitamento e lactação, por exemplo. Também há alimentos para necessidades fisiológicas particulares, como obesidade e insuficiência renal. Há também os alimentos completos que cobrem todas as necessidades nutricionais do animal.Garantem qualidade na quantidade certa de ração diária.

A indústria mantém estreito relacionamento com a classe veterinária e clínicas de pequenos animais para detectar as necessidades do setor e colher informações importantes para o desenvolvimento de novos produtos. Com tecnologia avançada, as novidades chegam com rapidez e qualidade ao mercado, garantindo o bem-estar dos animais de estimaçãode seus proprietários.

Atualmente, cerca de 40% dos 25 milhões de cães e 2 milhões de gatos consomem esse tipo de alimentação.
A alimentação correta é essencial para a saúde do animal. Todos os nutrientes que os animais precisam são encontrados nos alimentos balanceados. Cada espécie animal tem necessidades diferentes. Por isso é importante que cada animal consuma alimentos especialmentedesenvolvidos para sua espécie.
Os cães necessitam de bom equilíbrio em cálcio e fósforo e um bom aporte de vitamina D para assegurar a solidez do esqueleto e um bom estado de conservação dos dentes. As gorduras também são fundamentais para dar energia, principalmente aos animais ativos e de grande porte. Já as proteínas asseguram a manutenção da massa muscular. Os gatos, por sua vez, possuem umpaladar bem mais exigente que os cães e são mais sensíveis ao tipo de alimentação. O desequilíbrio nutricional pode provocar desde a queda dos pêlos até problemas mais graves, como a Síndrome Urológica Felina, um distúrbio que provoca uma série de disfunções que afetam o trato urinário e atacam cerca de 5% a 10% dos gatos adultos de ambos os sexos. O filhote tem que receber uma alimentação mais rica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Premium
  • Diferenças entre ARTE MARCIAL, LUTA, ESPORTE MARCIAL e COMBATE MARCIAL
  • RAcao
  • Ração para peixe
  • Cct ração
  • ração pirarucu
  • Cerveja premium
  • Combate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!