Diferenças entre crença religiosa e tradição religiosa

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
A crença religiosa é um dos pilares do monoteísmo (judaísmo, cristianismo e islamismo). Mais exigente no segundo, devido ao dogma do único caminho e única verdade atribuídos a Jesus de Nazaré. Já a doutrina de Maomé admite o judaísmo e o cristianismo como religiões verdadeiras, embora obsoletas em relação ao Islã. Posteriormente teólogos islâmicos admitiram o zoroastrismo na lista.
Mas, tantopara cristãos quanto para muçulmanos, não acreditar no que suas tradições dizem ser verdades sagradas implica numa passagem só de ida e sem escalas para o inferno.
[editar] Conceito
A crença pode ser considerada uma sottomissione voluntária a uma verdade maior, simples indiscutível como "provado" e, portanto, não sujeito às decisões da razão. Na total confiança na verdade da revelação contida nostextos sagrados e nos depoimentos dos profetas, como verdadeira "Palavra de Deus". Como tal, a palavra de Deus é a maior expressão de cada possível objeto de crença possível para o homem, expresso na "religião" que traz na alma humana.

Tradição (do latim: traditio, tradere = entregar; em grego, na acepção religiosa do termo, a expressão é paradosis παραδοσις) é a transmissão de práticas ou devalores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações.
A tradição e sua presença na sociedade baseiam-se em dois pressupostos antropológicos: a) as pessoas são mortais; b) a necessidade de haver um nexo de conhecimento entre as gerações.
Os aspectos específicos da tradição devem ser vistos em seuscontextos próprios: tradição cultural, tradição religiosa, tradição familiar e outras formas de perenizar conceitos, experiências e práticas entre as gerações. A tradição toma feições peculiares em cada crença. Pode-se destacar a presença da tradição nos grandes grupos religiosos: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo.

Na Igreja Católica
Ver artigo principal: Tradição católica
Segundo adoutrina católica, a transmissão ininterrupta e fiel da Revelação divina e imutável fez-se, com a assistência sobrenatural do Espírito Santo, por uma dupla tradição (que em latim significa entrega ou acto de confiar):
a Tradição oral, radicada essencialmente no testemunho dos Apóstolos à revelação de Jesus Cristo, aos quais Jesus "deixou o encargo de levar o Evangelho da Salvação a todas ascriaturas, testemunho depois assumido" e transmitido pelos bispos, unidos com o Papa, que são os autênticos sucessores dos 12 Apóstolos]].
a Tradição escrita ou as Sagradas Escrituras (Bíblia), que são produto do registo escrito da tradição oral pelos 4 evangelistas e outros escritores sagrados, sempre inspirados pelo Espírito Santo.
Nem toda a tradição oral foi registada, sendo ela hoje aindatransmitida de geração para geração pelos Bispos em união com o Papa. A Tradição, seja ela oral ou escrita, é interpretada e aprofundada autentica e progressivamente, à luz da Revelação, pela Igreja Católica. Foi com base nesta interpretação que a Igreja "definiu quais os livros que fazem parte do cânone das Escrituras". Esta autoridade de poder interpretar a Tradição, e consequentemente de formulardogmas e outras doutrinas, chama-se Magistério [1].
[editar] No Direito
No Direito Civil, o termo "Tradição" remete à entrega, ou seja na relação de compra e venda, por exemplo, o comprador (devedor de pagamento em espécie) ao efetuar o pagamento passa a ser credor do vendedor do produto/mercadoria/serviço pelo qual pagou, então ocorre a tradição - entrega do produto pelo qual foi negociandomediante valor previamente fixado.
[editar] Ver também
Conservadorismo
Cultura popular
Tradição cristã
Referências
1.↑ Toda a secção Na Igreja Católica é baseada no artigo Tradição da Enciclopédia Católica Popular, incluindo as citações

A crença é um sentimento inerente exclusivamente da raça humana, nenhum outro animal é capaz de cultivar ou transmitir tamanha subjetividade. De acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crenças religiosas
  • DIFERENÇAS RELIGIOSAS
  • Discriminação contra crença religiosa
  • A importância do aparecimento das crenças religiosas
  • Candomblé
  • Diferenças religiosas no Brasil
  • o Impacto das crenças religiosas nos jovens e adolescentes
  • A terapia cognitiva comportamental e as crenças religiosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!