Diferenças entre as células

Páginas: 14 (3464 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Primeiramente você tem que ter um microscópio em mãos, pois a grande maioria das células tem dimensões micrométricas.
Toda célula tem sua morfologia relacionada à função, isso nos da uma informação para descobrir que tipo de célula é, a que tecido, órgão e sistema pertence, por exemplo, os neurônios, são células estreladas, com ramificações capazes de receber mensagens de outras células e detransmiti-las para outras ou para órgãos afetores. Essas células apresentam prolongamentos chamados dentritos, axônio e telodendro por onde passam os impulsos nervosos, sendo assim você tendo um pouco de conhecimento, será capaz de dizer segundo características dessas células, que tipo de célula é e sua função.
As técnicas para identificação de células são variadas, são muito usada os corantes,fixadores, radioatividade e radioautografia, que são substâncias químicas e procedimentos usadas para identificar as estruturas celulares e conservá-las. Umas das técnicas mais simples é o esfregaço e o esmagamento. Para uma boa observação é necessário que o material a ser pesquisado deve-se apresentar de uma maneira bem delgada, para isso se faz o uso do micrótomo ou do ultramicrótomo.
A maioriadas estruturas celulares, no entanto, só pode ser vista ao microscópio comum se a célula for previamente tratada com corante. Cada corante reagem apenas com determinadas estruturas da célula, fornecendo um contraste que facilita sua observação.
Obs. Usando a hematoxilina, corante para evidenciar o núcleo da célula, você fica sabendo se a célula é eucarionte ou não; não evidenciando a organela,podemos dizer que se trata de uma procariota. Costuma-se a fazer o emprego da hematoxilina junto com a eosina, este corante age sobre o hialoplasma. Células coradas simultaneamente com esses dois corantes aparecem ao microscópio com o núcleo arroxeado e o citoplasma alaranjado.
Para observar uma célula viva (exame a fresco), usamos certos corantes que não destrói sua estrutura, os chamadoscorantes vitais. É o caso, por exemplo, do verde-janus B, que serve para evidenciar a mitocôndria, estrutura encontrada nos eucariontes.
No caso de observações demoradas e repetidas, usam-se fixadores (álcool e formol, por exemplo), substâncias que conservam a célula, alterando o mínimo possível de sua estrutura.
A Citologia ganhou um impulso muito grande com a invenção do microscópio eletrônico detransmissão, em 1939. Que usa feixe de elétrons. Com essa técnica se pode alcançar um poder de resolução de 0,0002 um (micrometros) – 0,2 um no microscópio de luz e 1 milhão de vezes maior que o olho humano.
Mais tarde foi desenvolvido o microscópio eletrônico de varredura, no qual o feixe de elétrons, em vez de atravessar o objeto, varre o relevo (sua superfície). Desse modo, consegue-se umaimagem tridimensional do objeto.
A centrifugação fracionada ou fracionamento celular que consiste na separação das estruturas celulares, permitindo um estudo mais selecionado.
Basicamente podemos distinguir as células em dois grupos: as procariotas e as eucariotas.
A principal diferença esta relacionada à presença ou ausência do núcleo, em células em que o material genético encontra-se dispersono hialoplasma, desprovidas de carioteca (membrana nuclear), são as procariotas, essa estrutura é denominada nucleóide, que quer dizer em forma de núcleo. As que possuem núcleo individualizado, ou seja, com a carioteca envolvendo o material genético, são chamadas de eucariotas.
As células procarióticas apresentam de 0,5 a 2 um de diâmetro em média, nos seu citoplasma não encontramos organelasmembranosas, com exceção das cionobactérias que apresentam as lamelas com clorofilas, esse organismo é um pouco maior, seu diâmetro é entorno de 4 a 12um. Possuem os ribossomos, que são estruturas responsáveis pela síntese de proteínas. Além da plasmalema, que é formada por lipídios e proteínas, existe ainda um reforço externo, a parede celular, composta de glicídios, proteínas e aminoácidos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferenças de Células
  • DIFERENÇAS ENTRE CÉLULA VEGETAL E CÉLULA ANIMAL
  • Diferença entre células animal
  • qual e a diferença da celula animal para a vegetal
  • Diferença entre células procariotas e eucariotas
  • Diferença entre célula animal e vegetal
  • DIFERENÇA ENTRE CÉLULA ANIMAL E VEGETAL
  • Diferença entre célula procarionte e eucarionte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!