Diferenças de leitor sujeito e leitor objeto

Páginas: 2 (304 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
LEITOR SUJEITO E LEITOR OBJETO

Conforme visto nos materiais para estudo, verificou-se o conceito de leitor sujeito como:

O Leitor Sujeito é aquele que adota uma postura crítica einterativa com o texto e seu autor, com humildade e disciplina, compreendendo a mensagem, e, ao mesmo tempo, verificando se ela apresenta de forma coerente e coesa a realidade.

E adotauma postura avaliativa de tudo aquilo o que lê, julgando sempre a compatibilidade da expressão com a realidade apresentada pela fonte, já que, em muitas situações, julgamos de formaequivocada uma mensagem por não compreendermos a temática abordada.

E como principal característica acima de tudo o leitor sujeito deve ser curioso, buscar sempre novos conhecimentos e nãose contentar apenas com as idéias do autor, e sim procurar fazer com que a leitura agregue valor a suas convicções , suas conclusões e considerações finais no assunto e que se procura oconhecimento.

No entanto o Leitor Objeto é totalmente o inverso do Leitor Sujeito, é conceituado no material sendo como:

É aquele que adota uma postura que não é comprometida com aconstrução do conhecimento, já que em seu processo de captação das informações demonstra a falta de compromisso com o ato de aprender. É um leitor que apreende o teor do texto que lê, deforma magnetizada, sem estar preocupado com a real mensagem nele contida. Além disso, não desperta o interesse pela compreensão, mas sim, pela eficiência no modo como armazenar asinformações, já que somente as reproduzirá, quando necessário, tornando-se um arquivo de qualidade duvidosa, repetindo da mesma forma que captou, tudo o que absorveu.

Ou seja, não possuiinstinto investigativo e crítico, a conclusão final sobre o Leitor objeto é aquele que lê armazena e apenas reproduz o assunto abordado, não gera nenhuma opinião em relação ao assunto.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de sujeitos leitores
  • leitor
  • O leitor
  • Leitor
  • o leitor
  • Leitor
  • O LEITOR
  • O leitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!