Diferenças código de ética assistente sociais 86/93

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O Código de 1986 foi uma expressão de conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional e conservadora tidas nos Códigos anteriores e afirmação de um novoperfil do técnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente e de que formas esse profissional se compromete com a classetrabalhadora.
O código de 93 preservou as conquistas do código de 86, porém ele ainda era considerado insuficiente, principalmente do ponto de vista normativo, ou seja era necessário uma explicação maisobjetiva das conquistas presentes no código, permitindo uma melhor instrumentalização do profissional na pratica cotidiana.
No Código de 86 já promovia a ação ética na atuação do profissional, porém elenão direcionava uma reflexão sobre esta ação. Já o de 93 requer do profissional uma postura muito critica e uma reflexão diante disso.
Em primeiro lugar, o código de 93 reafirmou os valores fundantesdo código de 86 – liberdade e a justiça social, articulando-os a partir da exigência democrática, já que esta é a única capaz de garantir a explicitação desses valores essenciais. Em segundo eleprecisou a normatização do exercício profissional para permitir que esses valores sejam traduzidos na relação do profissional entre assistentes sociais, instituições/organizações e população, preservando-seos direitos e deveres profissionais, a qualidade nos serviços e a responsabilidade diante do usuário.
Mesmo com algumas diferenças, o ponto mais importante é que os dois códigos firmam umcompromisso com a classe trabalhadora e colocam a ética e os valores como resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. É mediante esse processo que o ser natural se transforma em sersocial, dispondo de capacidade teleológica, projetiva e consciente e se pondo como ser capaz de liberdade. Essa concepção já contém uma projeção de sociedade, neste sentido cabe pensar a ética como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As diferenças entre os códigos de 86 e 93.
  • Código de ética do assistente social
  • Código de ética do assistente social
  • Códigos de ética do assistente social
  • Código de Ética do Assistente Social
  • códigos de éticas do assistente social
  • Codigo de etica dos assistentes sociais
  • Código de Ética do Assistente Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!