Diferença sobre resumo e resenha

Páginas: 14 (3276 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
RESUMO


Resumo é uma condensação fiel das idéias ou dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos:

a) cada uma das partes essenciais do texto;
b) a progressão em que elas se sucedem;
c) a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.

O resumo é, pois uma redução dotexto original, procurando captar suas idéias essenciais, na progressão e no encadeamento em que aparecem no texto.

Quem resume deve exprimir, em estilo objetivo, os elementos essenciais do texto. Por isso não cabem, num resumo, comentários ou julgamentos ao que está sendo condensado.

Muitas pessoas julgam que resumir é reproduzir frases ou partes de frases do texto original,construindo uma espécie de “colagem”. Essa “colagem” de fragmentos de textos original não é resumo. Resumir é apresentar, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto. A reprodução de frase de texto, em geral, atesta que ele não foi compreendido.

Para elaborar um resumo, é necessário compreender antes o conteúdo global do texto. Não é possível ir resumindo á medida quese vai fazendo a primeira leitura.
É evidente que o grau de dificuldade para resumir um texto depende basicamente de dois fatores:

a) da complexidade do próprio texto (seu vocabulário, sua estruturação sintático-semântica, suas relações lógicas, o tipo de assunto tratado, etc.);
b) da competência do leitor ( seu grau de amadurecimento intelectual, o repertorio de informações que possui, afamiliaridade com os temas explorados).

O uso de um procedimento apropriado pode diminuir as dificuldades de elaboração do resumo.

Aconselhamos as seguintes passadas:
1 – Ler uma vez o texto ininterruptamente, do começo ao fim. Já vimos que um texto não é um aglomerado de frases: sem ter noção do conjunto, é mais difícil entender o significado preciso de cada umadas partes.

Essa primeira leitura deve ser feita com a preocupação de responder genericamente á seguinte pergunta: do que trata o texto?

2 – Uma segunda leitura é sempre necessária. Mas esta, com interrupções, com o lápis na mão, para compreender melhor o significado de palavras difíceis ( se preciso, recorra ao dicionário) e para captar o sentido de frases mais complexas(longas, co m inversões, com elementos ocultos). Nessa leitura, deve-se ter a preocupação sobretudo de compreender bem o sentido das palavras relacionais, responsáveis pelo estabelecimento das conexões (assim,isto, aquilo, aqui, lá, daí, seu, sua, ela, etc).

3 – num terceiro momento, tentar fazer uma segmentação do texto em blocos de idéias que tenham alguma unidade de significação.Ao resumir um texto pequeno, pode-se adotar como primeiro critério de segmentação a divisão em parágrafos. Pode ser que se encontre uma segmentação mais ajustada que a dos parágrafos, mas como inicio de trabalho, o parágrafo pode ser um bom indicador.

Quando se trata de um texto maior (o capitulo de um livro, por exemplo) é conveniente adotar um critério de segmentação maisfuncional, o que vai depender de cada texto (as oposições entre os personagens, as oposições de espaço, de tempo).

Em seguida, com palavras abstratas e mais abrangentes, tenta-se resumir a idéia ou as idéias centrais de cada fragmento.

4 – dar a redação final com sua palavras, procurando não só condensar os segmentos mas encadeá-los na progressão em que se sucedem no texto eestabelecer as relações entre eles.


TEXTO COMENTADO

Nós antropólogos sociais, que sistematicamente estudamos sociedades diferentes, fazemos isso quando viajamos. Em contato com sistemas sociais diferentes, tomamos consciência de modalidades de ordenação espacial diversas que surgem aos nossos sentidos de modo insólito, apresentando problemas sérios de orientação (...). E foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferença entre resumo e resenha
  • Diferenças entre Resumo e Resenha
  • diferença entre resenha ou resumo
  • Diferença entre Resumo e Resenha
  • Diferença entre resenha e resumo
  • Diferença de resumo, resenha e relatorio
  • Diferenças entre Resumo e Resenha
  • Qual a diferença entre resumo e resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!