Diferença de potencial elétrico

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Introdução

Quando um corpo fica eletrizado é porque captou ou cedeu elétrons. Se captar elétrons o corpo fica carregado negativamente e se, pelo contrário, perder elétrons fica carregado positivamente. Diz-se, então, que cada um desses corpos se encontra a um dado potencial elétrico.
Assim, se tivermos dois corpos que não estejam igualmente carregados, dizemos que entre elesexiste uma dada diferença de potencial (d.d.p.). Como consequência, se ligarmos esses dois corpos, através de um fio cujo material seja um bom condutor, haverá uma corrente elétrica no sentido do corpo que possui mais elétrons (potencial negativo) para o que possui menos (potencial positivo). Essa corrente só existirá enquanto houver diferença de potencial entre os corpos. Para que continue a existircorrente elétrica é necessário haver um dispositivo que mantenha a diferença de potencial entre os dois corpos. Esses dispositivos são os geradores.
O nome da unidade SI de diferença de potencial é o volt e surgiu em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827). Esta unidade é relativamente pequena, isto é, vulgarmente trabalha-se com diferenças de potencial muito maiores que 1V. Assim, é necessário ter em atenção alguns múltiplos dessa unidade, como é o caso do quilovolt (kV) e do megavolt (MV).
Para medir diferenças de potencial utiliza-se um aparelho designado por voltímetro. Estes podem ser analógicos ou digitais e instalam-se em paralelo com o dispositivo elétrico nos extremos do qual se quer determinar a diferença de potencial.


Diferença de PotencialA diferença de potencial (d.d.p) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceito de corrente elétrica, que como sabe-se é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. Porém para “existir” corrente elétrica entre dois pontos deve-se haver uma diferença de potencial elétrica entre os mesmos dois pontos.Vale destacar que todo corpo que está eletrizado, recebeu ou cedeu elétrons. Como a carga de um elétron é representada por (-) o corpo que recebeu elétrons fica carregado negativamente (denominado de íon negativo ou ânion), já o corpo que cedeu elétrons ou perdeu fica carregado positivamente, pois o mesmo tem falta de elétrons, denominado de íon positivo ou cátion. Portanto essedesequilíbrio de cargas entre dois corpos revela que ambos têm um potencial elétrico diferente, ou seja, existe uma diferença de potencial elétrica.
Então consideremos um dispositivo capaz de manter uma diferença de potencial entre dois corpos. Esses “dispositivos” são denominados de geradores, ao qual comumente podemos associar a uma simples pilha. Por exemplo, de acordo com a figura abaixo a pilha(gerador elétrico) mantém entre seus terminais + e – uma diferença de potencial elétrico V= V(+) –V(-). Quando ligamos os terminais desse gerador a um condutor (fio de cobre) ao filamento da lâmpada, a mesma se acende, pois ocorre um movimento de cargas elétrica no condutor (corrente elétrica).
[pic]


Superfície Equipotencial

Superfícies equipotenciais são superfícies de umcampo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície.
[pic]
Se um condutor elétrico apresenta equilíbrio em sua superfície, esta superfície é equipotencial.
Sua representação matemática se baseia na expressão do trabalho:
τ = q (Vb - Va)
Onde:
τ = trabalho da forçaelétrica
q = carga elétrica
(Vb - Va) = diferença de potencial elétrico
Quando A e B estão na mesma superfície equipotencial, então Va = Vb, apresentando, portanto, uma variação de potencial elétrica nula, igual à zero.
Quando uma carga puntiforme cria um campo elétrico, as superfícies equipotenciais desse campo são esféricas com centro na carga.
[pic]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Potencial Elétrico e Energia Potencial
  • Potencial eletrico
  • Potencial Elétrico
  • Potencial elétrico
  • potencial elétrico
  • Potencial elétrico
  • Potencial Elétrico
  • potencial eletrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!