Diferença de ensino entre escolas públicas e particulares

Páginas: 11 (2706 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
Introdução


Dois aspectos do ensino médio são o idealismo e o que se poderia chamar de reducionismo mágico dos objetivos traçados. A burocracia educacional nunca definiu concretamente o que significariam tais objetivos traduzidos para o cotidiano escolar e sempre tentou, por todos os modos, impedir que o pessoal docente chegasse a tal significado por si só.
Inicialmente asmudanças formais relativas aos dois objetivos predominantes do ensino médio, conforme os documentos oficiais das reformas, foram: o formativo e o preparatório para a continuidade dos estudos. O primeiro passou pelas seguintes modificações: “proporcionar a mocidade brasileira à instrução secundária e fundamental, necessária e suficiente para o bom desempenho do cidadão na vida social” (1890).“proporcionar a cultura intelectual necessária para a obtenção do grau de bacharel em ciências e letras” (1901). “proporcionar uma cultura geral de caráter essencialmente prático, aplicável a todas as exigências da vida” (1911). “ministrar aos estudantes sólida instrução fundamental” (1915). “preparo fundamental e geral para a vida” e “fornecer a média geral do país” (1925). “formação do homem para todos osgrandes setores da atividade nacional, construindo no seu espírito todo um sistema de hábitos, atitudes e comportamento que o habilitem a viver por si mesmo e a tomar em qualquer situação as decisões mais convenientes e mais seguras” (1931). “formar a personalidade integral dos adolescentes” (1942). “formação do adolescente” (1961). “a formação integral do adolescente” (1971), formação que foimantida em 1982 mas radicalmente modificada pela Lei n.º 9394/96, que estabelece como finalidade do ensino médio (art. 35, incisos II, III e IV):
- “a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores”;
- o aprimoramento do educando como pessoa humana incluindoa formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- a compreensão dos fundamentos científicos- tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a pratica, no ensino de cada disciplina”.


O ensino médio passou a ter existência formal autônoma, a perspectiva da preparação para o vestibular, é sujeito a uma instabilidade legal quenão deixa de repercutir em sua existência material, dificultando ou mesmo impedindo qualquer consolidação minimamente duradoura.
A partir da unificação do vestibular, passou a ser organizado por entidade independentes das entidades de ensino superior às quais são destinados os candidatos, alcançando uma existência quase autônoma e as críticas dirigidas ao concurso quase sempre se referirama uma outra prova, à adequação da técnica de avaliação utilizada e a outros aspectos menos relevantes, sem que se fizesse análise mais profunda da interferência negativa de vestibular no ensino superior e no ensino médio.
Se atualmente não há como abolir o vestibular, o que talvez fosse altamente benéfico para a articulação entre ensino médio e o superior, bem como para a democratizaçãodesses dois níveis de ensino, também não se pode fugir à necessidade urgente de sua modificação e efeitos negativos.
E no meio de tudo isso ainda existe diferenças entre ensino médio e a preparação para o vestibular entre escolas públicas e particulares.
Os grandes problemas do ensino público são de ordem política, superar essas barreiras é uma questão de participação efetiva dosprofessores, alunos e comunidade. Esse conjunto está enquadrado em um grupo “politicamente pobre porque vive a condição de massa de manobra, de objeto de dominação e manipulação, de instrumento a serviço dos outros(Demo). Essa característica de pobreza política passa despercebida porque assume uma condição de omissão natural, indesejada, porém normal.
Avaliar esse processo requer diversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diferença de escolas publicas e particulares
  • Percepção dos alunos do ensino médio em escolas públicas e particulares em relação ao ensino de biologia
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICA E...
  • Comparativo escola publica e particular
  • COMPARAÇÃO DA PRÁTICA DE FUTEBOL ENTRE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA E...
  • As diferenças entre escola publica e privada
  • O Ensino Religioso nas Escolas Publicas
  • Ensino de física nas escolas públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!