Dietoterapia nas efermidades do sistema digestório: boca e esôfago

Páginas: 13 (3087 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1 BOCA


A dieta e a nutrição desempenham um papel importante no desenvolvimento dental, integridade da gengiva e da mucosa, força óssea e na prevenção e condução das doenças de cavidade oral. A dieta tem um efeito local na integridade do dente; isto é, o tipo, a forma e a frequência de alimentos e bebidas consumidas tem um efeito direto no pH oral e na atividade microbiana, que pode provocarcáries dentárias. Em contraste, a nutrição tem um efeito sistêmico. O impacto dos nutrientes ingeridos afeta sistemicamente o desenvolvimento, manutenção e o reparo dos dentes e dos tecidos orais. A deficiência de diversas vitaminas (riboflavina, folato, B12, e C) e minerais (ferro e zinco) pode ser detectada primeiramente na boca em função da rápida modificação tecidual da mucosa oral.Nutrição e dieta afetam a cavidade oral, mas o oposto também é verdade; o estado da cavidade oral pode afetar a capacidade de consumir uma dieta adequada e alcançar um equilíbrio de nutrientes.


1.1 DOENÇAS QUE ACOMENTEM A BOCA


1.1.1 Cáries dentárias

1.1.1.1 Conceito e etiologia

Uma das doenças infecciosas mais comuns na qual ácidos orgânicos produzidos pelo metabolismo de microrganismosorais levam a desmineralização gradual do esmalte do dente, seguida de rápida destruição proteolítica da estrutura do dente. Elas podem ocorrer em qualquer superfície do dente e envolve vários fatores. Quatros fatores devem estar presentes simultaneamente: (1) suscetibilidade do hospedeiro portador ou da superfície do dente; (2) microrganismos como Streptococcus ou Lactobacillus na placa dental ouna cavidade oral; (3) dieta com carboidratos fermentáveis, que serve como substrato para bactéria; (4) tempo(duração) na boca para a bactéria metabolizar os carboidratos fermentáveis, produzir ácidos, e causar uma redução no pH salivar para menos de 5,5, a bactéria oral pode iniciar o processo de desmineralização. O pH da placa pode reduzir em apenas 5 minutos e pode demorar até 2 horas pararetornar ao nível neutro se nenhuma medida de higiene oral for introduzida.


1.1.1.2 Sinais e sintomas

Dependendo do tamanho ela pode apresentar dor no dente ou apenas uma cor diferenciada.


1.1.1.3 Tratamento dietoterápico

O tratamento dietoterápico consiste em uma dieta balanceada, modificações das fontes e quantidades de carboidratos fermentáveis, e na integração da prática da higieneoral no estilo de vida do individuo. É indicado também mastigar gomas de mascar sem açúcar após comer ou beber itens cariogênicos, e ingerir doces com as refeições em vez de lanches. Um pedaço de queijo no final de uma refeição ou junto com um lanche é um exemplo de uma estratégia de redução de cáries.
Os carboidratos fermentáveis são encontrados em quatro dos seis grupos alimentares do Guia daPirâmide Alimentar: 1. Grãos; 2. Frutas; 3. Produtos lácteos; e 4. Açúcares adicionados e gorduras e doces.
Alimentos cariogênicos: bolachas, batatas fritas, roscas, cereais frios e quentes e pães. Frutas com alto teor de frutose; refrigerantes, chás gelados e outras bebidas adoçadas, sobremesas, doces e bolos; produtos lácteos adoçados com frutose, sacarose ou outros açúcares; todas as formasdietéticas de açúcar, inclusive mel, melaço, açúcar mascavo e sólidos de xarope de milho.


1.1.2 Estomatite

1.1.2.1 Conceito e etiologia

Inflamação da mucosa oral onde causa muita dor e ulceração na gengiva, mucosa oral e palato, o que torna a ingestão dolorosa; comumente chamado de aftas.


1.1.2.2 Sinais e sintomas

As aftas caracterizam-se por lesões esbranquiçadas, com uma bordavermelha, geralmente ulceradas e muito dolorosas, que surgem na mucosa oral. Podem aparecer em qualquer região, mas aquelas mais comumente acometidas são a parte interna dos lábios ou da bochecha, a língua e a gengiva. Podem ter vários tamanhos. Aquelas com menos de 12 mm de diâmetro são consideradas pequenas e podem aparecer em grupos. A primeira fase de uma lesão aftosa apresenta-se como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiopatologia e dietoterapia boca, esôfago e estômago
  • Sistema Digestorio
  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!