Dieta Vegetariana

Páginas: 5 (1056 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015
Vegetarianismo: Benefícios Pessoais e Mundiais.
Como esse estilo de vida pode influenciar no meio e em vidas.
Vegetarianismo é o regime alimentar segundo nada que implique o sacrifício de vidas animais deva servir de alimentação. Assim os vegetarianos não comem carnes, mas podem incluir ovos, leite e derivados aos seus respectivos cardápios.
O nome não se origina de alimentação vegetal, e sim,do latim vegetus, que significa “forte”, “vigoroso”, “saudável”, que foi como os primeiros adeptos a dieta disseram se sentir.
Há diversas razões que levam uma pessoa a adotar o regime, que vão desde não gostar de comer carne, passando por questões de saúde, ecológicas, econômicas, religiosas e éticas.
Muitos vegetarianos defendem a ideia de que um ser humano esta muito mais apto ao vegetarianismodo que de alimentar-se com a carne de animais.

Diversos naturalistas como, por exemplo, John Ray e Richard Owen sustentam essa tese. John diz:
“o homem, de maneira nenhuma tem a constituição de um ser carnívoro. A caça e a velocidade não são naturais para ele. O homem não tem dentes pontiagudos nem garras para matar a sua preza. Pelo contrario, as suas mãos são feitas para colher frutas, bagase vegetais e os seus dentes apropriados para mastiga-lo.”

Através do exame da fisiologia e da anatomia humana, conclui-se que a dieta natural do Homem é naturalmente vegetariana; Um dos argumentos consiste na repugnância sentida pelo ser humano ao ver animais mortos e que o cheiro das suas carcaças não nos desperta apetite, ao passo que os animais que se alimentam de carne apreciam o cheiro dacarne crua.
Em Portugal, a defesa desse ponto de vista era levada a cabo pelo medico Amílcar de Sousa:

“A carne não é alimento do Homem; Para o ser, devíamos poder matar os animais com as mãos e garras, e triturarmos os ossos ou lacerar os músculos ainda quentes com os dentes, como faz a hiena; Desprovidos de armas cortantes e do artificio da culinária, o Homem não pode utilizar-se da carne nem dopeixe.”

ETICA

Muitos não concebem o Homem como superior ao animal, ou seja, não é justo tirar a vida de um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando esta não depende da vida do animal, do ponto de vista de direito à vida. Portanto os animais e o Homem devem coexistir.

Outro ponto é a forma com a qual os animais são tratados, estes produzidos pela indústria agropecuária moderna sãoconfinados em pequenos espaços, com alimentação sendo feita de forma artificial e tratados, diversas vezes, de forma brutal antes do abate como, por exemplo, no transporte do animal.

Na produção de leite atual, as vacas são ordenhadas por uma maquina quase que diariamente, inclusive quando gravidas, e suas crias são lhes retiradas, para podermos aproveitas do leite. Sendo este, um momento muitodoloroso tanto para a mãe, quanto para a cria.

Apesar de a indústria de carne alegar que os animais são bem tratados e sacrificados de forma indolor, à realidade se mostra completamente outra por filmagens clandestinas de abatedouros, que documentam a crueldade.


SAÚDE
Por aconselhamento medico ou por auto iniciativa, saúde é uma das motivações para muitas pessoas seguirem esse regime. Umadieta vegetariana é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e também evitar alguns tipos de câncer.

Outro aspecto relevante é a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado; Alguns animais, criados para consumo humano, são alimentados com uma quantidade significativa de hormônio de crescimento e antibióticos para resistirem adoenças, sendo a carne que chega a nossa mesa, muitas vezes de má qualidade. Por outro lado, a poluição dos mares e rios pode tornar o consumo de carne de peixe igualmente insegura.

Quantos aos vegetais, frutas, verduras e legumes também deve haver a preocupação com a infinidade de agrotóxicos, que podem ser tão prejudiciais a saúde quanto os hormônios empregados aos animais.

Porem, uma boa razão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dieta vegetariana
  • Dieta vegetariana
  • Dieta vegetariana
  • Beneficios da dieta vegetariana a saude
  • Diversos Implica Es Nutricionais De Dietas Vegetarianas
  • Dietas Vegetarianas Vantagens E Desvantagens Na Ingest O Proteica Di Ria
  • comida vegetariana
  • alimentação vegetariana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!