Dieta do Lactente

Páginas: 14 (3422 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário “Rene Barbour”
Departamento de Engenharia de Alimentos



Dieta do Lactente





Andrielly Tesser
Débora Rocha
Edilaine Bruna Camargo Scarpatt
Ketlyn Monção





Outubro, 2013.
Andrielly Tesser
Débora Rocha
Edilaine Bruna Camargo ScarpattKetlyn Monção



Dieta do Lactente




Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso, como requisito da disciplina de Fundamentos da Nutrição Humana.




Prof.ª Monika Kruger



Outubro, 2013.
Introdução
Pretende-se com este trabalho apontar recomendaçõesrelativas à nutrição no primeiro ano de vida em geral e em particular à idade de início e tipo de alimentos a introduzir. O conhecimento correto e atualizado sobre a alimentação da criança sadia é essencial para a avaliação e a orientação adequadas sobre sua nutrição. O consumo precoce de alimentos complementares interfere na manutenção do aleitamento materno. Muitas vezes, estes alimentos não supremas necessidades nutricionais dessa faixa etária, na qual a velocidade de crescimento é elevada, tornando os lactentes mais vulneráveis tanto à desnutrição quanto a deficiências de Certos micronutrientes.
Bons hábitos alimentares irão fornecer, em quantidade e qualidade, alimentos adequados para suprir as necessidades nutricionais definidas pelo crescimento e desenvolvimento da criança,apresentando-os em consistência adequada, para assim proteger. Suas vias aéreas contra a aspiração, não excedendo a capacidade funcional dos sistemas orgânicos (cardiovascular digestório e renal).











Aleitamento Materno

O aleitamento materno significa que o lactente recebe unicamente leite materno e nenhum outro líquido ou sólido à exceção de gotas ou xaropes de vitaminas,suplementos minerais ou fármacos. O aleitamento será predominante, se além do leite materno o lactente receber outros líquidos não lácteos, tais como água e chás sem conteúdo energético um e outro representam o aleitamento materno total. O aleitamento será misto, se além do leite materno o lactente receber uma fórmula infantil e será parcial se o aleitamento materno for acompanhado de alimentaçãocomplementar.
Embora o desejável seja o aleitamento materno exclusivo durante o primeiro semestre de vida, o aleitamento por um menor período ou o aleitamento parcial tem também um efeito benéfico, portando desejável que o aleitamento materno prossiga ao longo de todo o programa de diversificação alimentar e enquanto for mutuamente desejado pela mãe e lactente. A criança que recebe o aleitamentomaterno tem um menor risco de gastroenterite aguda, infecções respiratórias, asma, obesidade. O lactente normal estará preparado para o início de a diversificação alimentar a partir dos seis meses de vida.
Aos seis meses o lactente ganha uma maior estabilidade maxilar e do pescoço e o padrão primitivo de sucção começa a modificar-se. A partir deste período o lactente desenvolve assim a capacidade demastigação devendo esse processo ser estimulado de modo a facilitar a integração na alimentação familiar. Há um período crítico para a introdução de sólidos na alimentação do lactente. Se a sua introdução não ocorrer até os dez meses de vida, aumentará o risco de dificuldades na alimentação com impacto negativo nos hábitos dietéticos em idades posteriores.







Necessidades específicaspara a fase de vida do lactente

A evidência científica tem demonstrado benefícios para a saúde com o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. A partir desta idade o volume de leite ingerido é insuficiente, não sendo possível suprir adequadamente as necessidades energético-proteicas e em micronutrientes. Portanto é necessário diversificar a alimentação a partir dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lactentes
  • Lactante e lactente
  • dieta
  • Dieta
  • Dieta
  • Dietas
  • dieta
  • Alimentação do lactente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!