Diesrty

912 palavras 4 páginas
[pic]Universidade Estadual de Maringá - Centro de Ciências Exatas - Departamento de Química
Química Geral

Lista de exercícios – Geometria molecular e teorias de ligação

1 Desenhe a estrutura de Lewis para cada um dos seguintes íons ou moléculas e determine seu arranjo e geometria molecular: a) H3O+; b) SCN-; c) CS2; d) BrO3-; e) SeF4; f) ICl4-.

2 a) Explique por que BrF4- é quadrado planar enquanto BF4- é tetraédrico. b) em qual dessas moléculas, você acha que o ângulo real é mais próximo do ângulo ideal previsto pelo modelo VSPER? Explique seu raciocínio.

3 As três espécies NH2-, NH3, NH4+ têm ângulos de ligação H-N-H de 105o, 107o, 109o, respectivamente. Explique essa variação nos ângulos de ligação.

4 Quais das seguintes moléculas são polares: BF3, CO, CF4, NCl3, SF2?

5 O diclorobenzeno, C6H4Cl2, existe em três diferentes formas (isômeros) chamadas orto, meta e para. Qual dessas três teria um momento dipolar diferente de zero? Explique.

7 Indique o conjunto de orbitais híbridos usados pelo central em cada um dos seguintes íons e moléculas: a) BCl3; b) AlCl4-; c) CS2; d) KrF2; e)PF6-.

8 a) Escreva uma estrutura de Lewis única para o SO3 e determine a hibridização no átomo de S. b) Há outras estruturas de Lewis equivalentes para essa molécula? c) Você esperaria que o SO3 exibisse ligação π deslocalizada? Explique.

9 Considere o íon H2+. a) Esboce os orbitais moleculares do íon e desenhe seu diagrama de níveis de energia. b) Quantos elétrons há no H2+? c) Escreve a configuração eletrônica em termos de seus OMs. d) Qual a ordem de ligação no H2+? e) Suponha que o íon seja excitado pela luz para que um elétron se mova de um OM de baixa energia para um de alta. Você espera que o íon H2+ no estado excitado fique estável ou se desintegre? Explique.

10 a) O que significa o termo paramagnetismo? b) Como se pode determinar experimentalmente se uma substancia é paramagnética? c) Quais dos seguintes íons são paramagnéticos: O2+, N22-, Li2+,

Relacionados