Diesel

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2015
Ciclo Otto
Responsável pelo projeto do motor a 4 tempos em 1876, Nikolaus August Otto (1832-1891), engenheiro alemão, teve sua patente revogada em 1886 porque alguém já tinha tido essa idéia. Porém Otto e seus dois irmãos não se deram por satisfeitos e construíram os primeiros protótipos do seu motor, onde obtiveram grande aceitação por ter uma eficiência maior e ser maissilencioso que os modelos concorrentes. Curiosamente os primeiros modelos eram movidos a gás e somente depois de alguns anos foram aperfeiçoados aos modelos de gasolina com admissão de ar. O ciclo teórico mostrado na figura 1 passou a ser denominado ciclo de Otto. Basicamente esse ciclo é constituído de quatro processos:
AB - Processo de Compressão Adiabática;
BC - Processo de AquecimentoIsométrico de Calor;
CD - Processo de Expansão Adiabática;
DA -  Processo de Rejeição Isométrica de Calor;

       O motor de combustão interna, a álcool ou a gasolina, é um exemplo típico do distanciamento entre a prática e a teoria, ou entre a tecnologia e a ciência. Dentre os elementos que compõe o motor, destacam-se necessários ao funcionamento as válvulas (que controlam a entrada e saída de ar ouproduto da explosão), a vela que emite a faísca que dá início à explosão e no interior do motor o virabrequim que controla várias funções do motor como o acionamento das válvulas, a sincronia dos pistões e a transmissão de energia mecânica para a caixa de câmbio. Veja a seguir a relação de algumas partes do motor: 

Figura 2: Partes de um motor ciclo Otto
           A seguir está um cortelateral e a relação do processo detalhado no ciclo de Otto.

           É importante salientar as diferenças entre o ciclo teórico e o ciclo prático: veja as diferenças entre a figura 1 e a figura 4. A figura 4 representa graficamente o que acontece em cada processo de Otto.


           Veja como acontecem os processos no interior do motor de combustão e observe cuidadosamente como acontecem asetapas. Dê uma atenção especial às barras verticais que demonstram como variam o volume, a pressão e a temperatura durante o ciclo. Em caso de dúvidas os processos detalhados estão explícitos aqui.
Os motores desse tipo não tem fontes quentes e frias explícitas. A fonte quente resulta do calor gerado na explosão do combustível enquanto a fria da substituição de uma fração do fluido decombustível quente e queimado por outra fria, a ser queimada e explodida.
Ciclo diesel.
Rudolf Diesel patenteou um motor à combustão de elevada eficiência, demonstrando em 1900, um motor movido a óleo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome até hoje. Ao lado encontra-se uma cópia do documento que garantiu a patente a Rudolf Diesel.
         Atualmente está se estudando formas de reaproveitamento doóleo de cozinha na utilização como óleo combustível para motores movidos a Diesel. O óleo de cozinha auxilia a diminuir a emissão de poluentes em motores diesel, além de melhorar o desempenho dos lubrificantes internos do motor. A descoberta é resultado das pesquisas feitas por engenheiros da Penn State University (Estados Unidos).
     O ciclo de diesel é essencialmente caracterizado pela combustãoser causada pela compressão da mistura ar + combustível. O ar é admitido pela câmara no primeiro ciclo entrando na câmara. No segundo ciclo, o pistão faz a compressão dessa massa de ar e a término da compressão, injeta-se combustível sob pressão no interior da câmara. Dada as altas temperatura e pressão no interior da câmara, a mistura sofre a explosão ao final do ciclo. A expansão do gásoriginário dessa explosão expande-se originando o terceiro ciclo. Finalmente o gás de resíduos da combustão é liberado pelas válvulas, quando então, reinicia-se o processo.
           De uma forma geral o estado inicial do ciclo de diesel é aquele que promove uma compressão adiabática e leva a máquina ao próximo estado. Neste estado ocorre uma transformação isobárica onde a máquina recebe calor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diesel
  • Diesel
  • Diesel
  • Diesel
  • diesel
  • Diesel
  • diesel
  • CICLO DIESEL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!