diego rizzo lab1 2

551 palavras 3 páginas
Objetivo:
O objetivo do experimento foi de calibrar, comparar e medir com seus devidos desvios as medidas de volumes e massas de água em vidrarias fornecidas.

Procedimento Experimental:
1A- Calibrando uma pipeta:
Pesou-se em uma balança semi-analítica um béquer de 50 mL, com desvio. Foi transferido para um béquer de 100 mL cerca de 50 mL da água, coletados com o auxilio de uma pêra com a pipeta volumétrica, em seguida foi passado o volume de água da pipeta para o béquer recém pesado, e pesamos o conjunto béquer + água. Determinamos a massa de água, com desvio, através de um manual presente no laboratório cujo verificamos pela densidade e temperatura obtida em aula.
1B- comparando instrumentos de medidas de volume:
Parte A:
Comparamos a medida do volume entre béquer, erlenmeyer e proveta ( cilindro graduado ). Foi medido 50 mL de água em um béquer de 100 mL e transferido o líquido para um erlenmeyer graduado de 125 mL e efetuamos a leitura do volume indicado, em seguida foi repetido o procedimento transferindo 50 mL de água do béquer pra uma proveta .

Parte B:
Foi comparado as medidas de volume entre pipeta graduada, pipeta volumétrica e bureta. Foi colocada 50 mL de água em um béquer de 100 mL e medido 10 mL do líquido empregando uma pipeta graduada, em seguida foi utilizado uma pipeta volumétrica e por ultimo uma bureta para a realização do experimento.

Resultados e Discussões:

No experimento 1A foi calculado a massa do Becker, massa do Becker com a água, massa da água e o volume da pipeta. O desvio utilizado na pesagem do Becker e da água foi a da calibragem da balança semi analítica, a massa da água na subtração do conjunto Béquer e aguá ( somando seus desvios ), já o desvio do volume calculado com a pipeta é referente ao desvio relativo de 0,1% de seu volume total. O experimento foi feito em duplicata, assim obtivemos os resultados a baixo:

Medida 1 Medida 2
Massa do béquer (35,78 +- 0,01 ) (

Relacionados