Didu00E1tica Professores Indentidades formau00E7u00E3o e natureza da profissu00E3o

1182 palavras 5 páginas
DIDÁTICA
Professores: identidade, formação e a natureza da profissão.
HISTÓRIA DA ESCOLA
Professores em casa, na zona rural, fazendas.
Criação da escola institucionalizada.
Reconhecimento do Governo pela necessidade da organização do sistema de ensino pelo Estado.
Nas escolas os horários são rígidos e controlados externamente: há um sinal que toca na entrada, na saída e em cada intervalo previsto.
Com a reunião de vários profissionais em um mesmo prédio, mas atuando cada um em sua sala, estabeleceram-se algumas condições:
1- O isolamento define o âmbito de poder, da autoridade e da própria autonomia de trabalho.
2- O ensino fica limitado à sala de aula, as demais atividades escolares não são entendidas como educativa.
3- O professor passa a se vincular ao seu lugar de trabalho. Ser professor é ser professor de uma determinada escola.
4- O trabalho do professor passa a ser controlado externamente, pela direção e pelo restante da equipe pedagógica da escola.
Quando se instituíram as escolas seriadas, do ponto de vista do Estado, passou a ser possível controlar mais eficientemente o trabalho do professor.
A IDENTIDADE DOS PROFESSORES: CONSTITUIÇÃO, MUDANÇA E CRISE. Num contexto de aceleração do processo industrial e da urbanização, imagina-se que seria preciso romper com o passado e com a tradição para se atingir aquilo que se passa a ser desejado como o objetivo máximo da sociedade moderna: o progresso. No campo educacional, surgem diversas propostas pedagógicas que partem de uma crítica do ensino dominante na época e que vai ser chamado de ensino tradicional.
Esse movimento critica a escola e o professor existentes, que são chamados de tradicionais porque reproduziriam as tradições e as estruturas da sociedade do passado. Seria necessário romper com isso e adotar procedimentos e concepções pedagógicas modernas, progressistas, sintonizadas com as rápidas mudanças na sociedade e no conhecimento científico. Assim, embora os defensores da Educação Nova

Relacionados