Didtatica

446 palavras 2 páginas
E.E."JOSÉ ELIAS ISSA" DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO .
Curso Normal de Nível Médio Educação Infantil. “Período de Imitação"

A imitação é um dos recursos que a criança, para o seu desenvolvimento, utiliza em brincadeiras com outras crianças (juntamente com o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da expressividade corporal). Desde pequenas as crianças reproduzem sons, gestos, posturas, expressões faciais, vindos de pessoas com as quais convivem. Assim, brincam, imitando, e comunicam-se, diferenciam-se e representam papéis, desenvolvendo a imaginação e capacidades como atenção, memória, linguagem, aprendizagens de habilidades diversas, socialização etc.
Wallon (filósofo educador) foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
A educação infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. A brincadeira de faz de conta nada mais é do que a imitação do comportamento de outra pessoa ou de algo e recebe outras denominações como: jogo simbólico; jogo imaginativo; jogo de papéis; ou sociodramático. Com essa brincadeira imitamos nossos pais, professoras, animais, enfim, tudo o que já foi internalizado. Somos incentivados a isso desde pequenos, quer seja na escola ou na família, pois ganhamos brinquedos como panelinhas, fogão, ferro de passar, carrinhos etc., e, com esses objetos, as crianças representam cenas ou episódios que fazem parte do seu cotidiano.
De tudo que aprendemos e estudamos até agora é necessário que os pais e educadores criem novas brincadeiras, leituras, passeios, incentivando-as com outras brincadeiras, como a de construção. Construa junto com eles objetos

Relacionados