didatica

Páginas: 13 (3164 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

DIDÁTICA

A palavra Didática se associa a arrumação, ordem, logicidade, clareza, simplificação e costuma, portanto também conotar limitação.
Muitos manuais de Didática estão cheios de itens e sub itens, regras e conselhos: o professor deve, o professor não deve e ficam portanto, muito próximos dos receituários ou listagens de permissões e proibições.
Com tanta didática hoje, enriquecidapela psicologia e por toda a tecnologia do ensino, como explicar que o ensino continue piorando sempre.
Aliás estarão eles sendo utilizados ? E se realmente estão, haverá em seu emprego uma dose mínima de consciência, de adequação, de espírito, de busca e pesquisa?
Como saber também se o caos do ensino seria bem maior, sem as tentativas de reformulação, sem os cursos de reciclagem, sem aspós-graduações em Educação?
O momento pedagógico é dos piores, reflete os problemas da sociedade doente, inflacionada, violenta, desigual. Não adianta, pois, esperar milagres da Didática.
Enfrentar o amanhã com as armas de ontem é garantir, previamente, a derrota. Desistir de lutar, sob o pretexto de falta de equipamento, é covardia. Não há verbas, não há material, mas o recurso humano, o mais válido,existe.
De um professor de Didática espera-se que seja pelo menos um didata, não na acepção vulgar da palavra, mas no sentido de reconhecer que suas atitudes valem bem mais que suas técnicas.
Uma Didática de vida estaria a frente de qualquer Didática. Parte-se do pressuposto de que se a Didática se alicerça na psicologia da aprendizagem e se alimenta da tecnologia do ensino, nada impede o seuenriquecimento ou extrapolação na dinâmica da criatividade.
Por certo, praticando a criatividade, professores e alunos não se tornarão melhores, mas é possível que se preparem um pouco mais para o futuro, que transfiram mais facilmente as aprendizagens de hoje para o contexto de amanhã.
Opta-se pela crença de que a boa Didática é a que incentiva a produção e não a reprodução, em lugar datranqüila aceitação, o erro provisório em lugar do acerto fácil.
O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem.
A Didática no âmbito desta pedagogia auxilia no processo de politização do futuro professor, de modo que ele possa perceber a prática desenvolvida na escola.
É preciso uma Didática que proponha mudanças no modo de pensar e agir do professor e que este tenha presente anecessidade de democratizar o ensino.
É evidente que a Didática, por si, não é condição suficiente para a formação do professor critico, a dinâmica da sala de aula são pontos de partida para a construção de uma Didática Critica contextualizada e socialmente comprometida com a formação do professor.

Didática e Ética Profissional

A temática da ética e da moralidade humana e de construção devalores pessoais socialmente justificados não tem sido muito valorizada em nossa sociedade e até mesmo na estrutura de nossas escolas. De maneira indireta, consciente ou inconsciente, as escolas trabalham valores com seus alunos e alunas, mas isso vem sendo feito de forma desarticulada e, de fato, com base nos valores de cada grupo ou de cada professor. Isso se torna problemático, já que os valoresde um determinado grupo ou de um determinado indivíduo podem não estar de acordo com os interesses gerais da sociedade. É o caso, por exemplo, da defesa de valores discriminatórios por parte de algumas pessoas.

A Ética e Cidadania busca levar à comunidade escolar reflexões e propostas que ajudem os a compreender os pressupostos da ética e da moral e a construir, dentro da comunidade escolar,o que vem sendo chamado de valores universalmente desejáveis. Ou seja, reconhece-se que existem alguns valores, como a democracia e a justiça que, apesar de não deverem ser impostos a toda e qualquer cultura existente no planeta, para nós brasileiros, são desejáveis e devem ser universalizados no contexto social.

Para isso, buscar-se-á desenvolver ações visando atingir dois objetivos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!