didatica

Páginas: 3 (620 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2014

Relações professor aluno na sala de aula
O texto aborda questões relativas ao processo de ensino, a interação aluno-professor e suas implicações que podem contribuir para o bom funcionamento dométodo de ensino. A didática tem sido vista como ferramenta indispensável no que concerne ao estudo da relação ensino-aprendizagem tomando como base a transmissão e assimilação dos conhecimentos,hábitos e habilidades.
Para que haja uma relação saudável, a mesma deve basear-se em dois aspectos: o aspecto cognoscitivo e o aspecto sócio-emocional, que são de fundamental importância para a práticadocente.
O aspecto cognoscitivo relaciona-se ao processo do ato de ensinar e o de aprender, tendo em vista a difusão e absorção de conhecimentos. Um dos maiores desafios á pratica docente é oaperfeiçoamento de suas técnicas para adequar-se as necessidades e ao ritmo de cada aluno. Dessa forma o exercício docente deve ser consecutivamente aprimorado, com a finalidade de apresentar os objetivos, ostemas de estudo e as tarefas de forma clara e objetiva.
Diante disso, o professor deve sempre criar situações problemas e usar procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar seus própriosconceitos para que haja um debate saudável entre educador e educando, entre o conhecimento próprio e conhecimento sistematizado, e dessa forma concluir que os alunos reagem à atuação do professor. Poissegundo John Dewey,
“O aprendizado se da quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”.
Com relação àassimilação dos conteúdos eis alguns dos requisitos imprescindíveis á boa interação no aspecto cognoscitivo, os recursos de linguagem, respeitar o nível de cada aluno, bom plano de aula, objetivos claros emostrar de antemão o que se espera dos alunos.
Outro ponto fundamental no que se refere à relação aluno-professor diz respeito aos aspectos sócio-emocionais que consistem em vínculos afetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!