DIDATICA E PRATICA DE ENSINO

Páginas: 9 (2090 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014




UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Curso: Pedagogia 3°Semestre/2014

Atividade Avaliativa – ATPS
Disciplina: Didática e Pratica de Ensino
Tutor(a) Distancia:Denise F. BagneMarquesin
Tutora Presencial: Eloisa Renata Lacerda Carvalho


Nomes: Thais Martins Pires RA:421988
Daniele Aparecida RA:423946


DATA:09/03/2014
Pilar do Sul-SP
SUMÁRIO



1.1 RESUMO

Neste tema estamos abordando o projeto de brincadeiras na faixa etária de 06 anos 1 º Ano , onde se inicia todo o desenvolvimento da criança mesmo que ela ainda não compreenda o sentido da palavra ela aprende estimulando a aprendizagem.

1.2 INTRODUÇÃO
A disciplina de Didática e Prática de Ensino pretende contribuir para formação doprofessor, mediante a compreensão das especificidades do trabalho docente, na situação institucional formativa e curricular do ensino. Supõe compreender o trabalho docente, tanto na perspectiva da construção de saberes sociais, pedagógicos e docentes subentendidos, construídos nas diversas relações pedagógicas no contexto da sociedade, bem como no sentido da sua formalização, através da Didática. Permitiu- nos, na elaboração das etapas supervisionadas situar a Didática no contexto do ensino, tendo como referência alguns marcos históricos, no âmbito das tendências e implementações do sistema educacional e pedagógico.

2.1 APRESENTAÇÃO

Tema: O conhecimento das riquezasnaturais brasileiras e a necessidade de sua conservação.
Publico alvo:1º Ano do Ensino Fundamental
Justificativa: O brincaré uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo, com o outro e com o mundo. Segundo as citações as brincadeiras estimulam a aprendizagem. Em nossa vivência de estagiarias percebemos que o hábito lúdico do brincar na criança aguça o interesse no aprender e estimular o conhecimento.
A criança aprende a brincar e são introduzidas nos significados da linguagem, oral eescritas através das brincadeiras.
Perfil da turma: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, faixa de idade 6 anos, composta por 20 alunos. Escola localizada na área urbana no interior de São Paulo.
Objetivos gerais e específicos:Escolhemos este tema porque a criança se interessa pela brincadeira e assim se desenvolvem. Eles estão aprendendo a dividir, a ceder, a viver seu dia-a-dia,experimentando do saber da vitória ou da frustração, descobrem que as pessoas são diferentes e que é importante respeitar a individualidade.
Na teoria, o brincar ocupa um espaço essencial. Segundo o autor (froebel, 1896): “brincar é a mais alta fase do desenvolvimento infantil – do desenvolvimento humano neste período. É a representação auto ativa do interno – representação do interno da internanecessidade e impulso”.
Tempo de Duração: 20 aulas (ou seja 1 mês)
Desenvolvimento Brinquedos que estimulam o movimento e a imitação
Blocos de construção, telefone, jogo de praia, caminhão com cargas, peças para encaixe, casa de bonecas com móveis, jogos de representação, brinquedos que imitem utensílios domésticos, triciclos, bonecas e acessórios, objetivos que permitem a representação de papéis(baú do faz-de-conta com roupas, sapatos, chapéus, bolsas, maquiagens, fantasias, máscaras, capas etc.), brinquedos de empilhar, brinquedos para cavalgar, carrinho de mão, cavalinho de pau, brinquedos para empurrar e puxar, bolas, giz de cera, massas , jogos de encaixe, jogos de construção, quebra-cabeça simples, tambor, fantoches, caixas de sucata, espaço para correr e pular.

3.1REALCIONAMENTO AO APRENDER E AO ENSINAR(Observações em sala de aula)

Nível 1º Ano do Ensino Fundamental ( Aula de Educação Artística)

Chegando à sala de aula as crianças vão até suas mesinhas, retiram os cadernos de recados de suas mochilas e os entrega para a professora. Existe um cartaz com a rotina, pregado na parede da sala de aula que é seguido pela professora e pelos alunos. As crianças são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didatica e pratica de ensino
  • didatica e pratica de ensino
  • Didática e práticas de ensino
  • Didática e práticas de ensino
  • didatica e pratica de ensino
  • Didatica e praticas de ensino
  • Didática e Prática de Ensino
  • desafio Didática e Prática de Ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!