DIDATICA E PRATICA DE ENCINO

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Introdução

Neste contexto iremos trabalhar a origem das cantigas de roda ,seus benefícios e importância com relação as crianças, com a utilização de um projeto embasado neste tema ,dando amplitude aos seus conhecimentos culturais e resgatando o que esta sendo esquecido nos dias de hoje.

























Temática
Cantigas de Roda

Cantiga de Roda é um tipode canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade
Elas também podem serchamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como colégios, creches, parques, etc.
Há algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a letra. Além de ser uma letra simples de memorizar, érecheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”, “Peixe vivo”e,“Sapo Jururu” e “atirei o pai no gato”.
Brincadeiras cantadas são formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento, a educação através da música alem de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano. É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolveintegralmente. A dança e a musica no ensino fundamental forma uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança, representam a natural expressão de uma infância feliz, e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial.As brincadeiras cantadas são apresentadas de acordo com odesenvolvimento e a maturidade da criança, brincando de roda exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos.

Projeto Cantigas de Roda
Tema: Cante, brinque e encante

Publico alvo: Jardim I (4 aos 5 anos)

Justificativa: A aprendizagem de linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidadesde inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Cantar é maravilhoso! “Quem canta seus males espanta” e com isso acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir e de expressar.

Objetivo Geral: Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja,cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

Objetivos Específicos:
• Resgatar as cantigas de roda mais antigas.
• Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
• Analisar as cantigas de roda.
• Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

Metodologia:
•Recuperar com os pais, avós , amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e brincadeiras.
• Cantar e dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.
• Trabalhar com os grupos de alunos as cantigas e as brincadeiras
• Analisar as cantigas de roda.

Desenvolvimento do trabalho

1º Passo- Apresentação do projeto,prévios dos alunos sobre o assunto .Questionar as crianças sobre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica de encino
  • pratica de encino
  • Didática e prática
  • Didatica e pratica
  • Didatica e pratica
  • Didaticas e praticas
  • didatica e pratica
  • Didática e suas práticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!