Didaatica

1923 palavras 8 páginas
Universidade Estadual de Maringá
Disciplina de Didática para o Ensino de Ciências e Biologia

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO: CAPÍTULO III - ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA

Maringá
2015
CAPÍTULO III
ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA Segundo Edgar Morin, a educação do futuro deve ser primordialmente direcionada a condição humana. E questioná-la sobre quem somos acarreta uma visão mais ampla do ser humano como um conjunto de "coisas" e não de forma separada. Entretanto, o conhecimento esta avançando em partes, e quando fragmentada as ciências, seu objetivo principal de formar humanos não é alcançado, desta forma é preciso religar tais conhecimentos.
1. ENRAIZAMENTO/DESENRAIZAMENTO DO SER HUMANO O homem está ligado ao cosmos físico e à esfera viva, mas ao mesmo tempo, está desligado a ele, por algo propriamente humano. Estamos simultaneamente dentro e fora da natureza.
1.1 A CONDIÇÃO CÓSMICA Tínhamos a ideia de um Universo ordenado, perfeito e eterno, entretanto descobriu-se que estamos em um cosmos em expansão, no qual surgiram as partículas de nosso organismo. Os átomos se uniram formando moléculas, as quais também se agruparam, dando origem a uma diversidade molecular.
1.2 A CONDIÇÃO FÍSICA Tais substâncias alcançaram uma auto organização viva e passando por alguns processos, como meio de imersão marinha e descargas elétricas, surgiu a Vida. Sendo esta vida solar, pois torna-se dependente do sol.
1.3 A CONDIÇÃO TERRESTRE Em meio a este enorme cosmos, a Terra é apenas o terceiro satélite de um sol chamado de astro entre bilhões de estrelas, em uma galáxia periférica de um universo em expansão. Nosso planeta se formou a partir da junção de detritos cósmicos resultantes da explosão de um sol anterior. Ele se autoproduziu e se auto-organizou na dependência do Sol, e se desenvolveu a partir do surgimento da biosfera, isto é, da camada que fornece as condições necessárias para a vida, o ar, a água, o solo, entre outros. Como seres vivos

Relacionados

  • Resumo das 10 novas competencias
    1028 palavras | 5 páginas
  • Estrutura de organização e educação
    14881 palavras | 60 páginas
  • Guiaorientacoes2011ensmedio
    22387 palavras | 90 páginas