Didática

Páginas: 13 (3006 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
OS PROFESSORES - IDENTIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Inicialmente a escola no Brasil, era um estabelecimento muito simples, composto de uma única sala. Essa sala era alugada pelo professor, fosse ele público ou particular. Muitas vezes funciona em sua própria casa.
Por vezes essas escolas isoladas ficavam na Zona Rural, na sede da fazenda. Os alunos tinham idades e graus de conhecimentodiferentes. Ali o professor ensinava a ler, escrever, alguns rudimentos de aritmética.
Para continuidade as crianças e jovens eram mandadas para os colégios onde tinham ensino de nível secundário, preparatório para a universidade. O ensino primário geral básico era acessível para poucos.
Como alternativa a essas salas isoladas, começaram a se criar as escolas mais institucionalizadas. Os alunoscontinuavam misturados, havia um sistema de monitores, o que permitia ao professor dar conta de um número muito grande de alunos.
Outra modalidade era as escolas seriadas, o professor passou a dividir os alunos por nível. Já havia a ideia de progressão do ensino, os alunos percorriam diversos graus ou níveis ao longo do tempo.
Com a necessidade de organização passaram a surgir outras propostas. A maisbem sucedida, seria a de escola graduada. Reunir diversos alunos e professores em um prédio, os alunos agrupados por série, idade e adiantamento de estudos, de tal forma que seria necessário passar por todas as classes para concluir os estudos.
Neste modelo os grupos de alunos são mais homogêneos e se reúnem em salas com um numero mais ou menos fixo de componentes. Os professores atuamindividualmente com cada classe. Os primeiros anos (ensino primário – hoje fundamental I) são professores generalistas que se responsabilizam pelos alunos durante todo o ano letivo, enquanto que nos estágios mais avançados há um rodízio de professores especialistas de diversas disciplinas.
O mobiliário, horário rígido, instrumentos didáticos apropriados, aula expositiva, exercícios em sala, tarefas decasa e provas escritas e chamadas orais, foi essa estrutura que deu forma ao que chamamos de escola.
A instituição da escola fez com que fosse possível o controle do professor, que antes cuidava de tudo e era livre para fazer da forma que achasse melhor. Com a criação de um sistema, criou-se também um grupo de especialistas encarregados do controle.
Reunir professores-colegas em um mesmo prédio,organizando e pré-definindo horários (50 minutos), acabou por definir o que chamamos de ensino simultâneo (ensino do mesmo assunto, ao mesmo tempo, a todos os alunos, desde que utilize os métodos, instrumentos e procedimentos adequados e desde que os alunos tenham sido selecionados adequadamente).
Essa proposta justifica o arranjo das carteiras dos alunos em fileiras, voltada para frente onde ficao professor. Implícita que o professor dirige porque domina o conteúdo e os alunos eram igualmente capazes de alcançar o entendimento. Baseada na suposição da profunda semelhança entre todas as mentes humanas.
Esse ensino passou a ser chamado de “ensino tradicional” e já é alvo de criticas.
Hoje chamar um professor de “tradicional” para ser a suprema ofensa à dignidade profissional. É precisorecordar que esse tipo de ensino e de escola se configurou, pois a relação da sociedade com a tradição era bastante diferente do que viria a acontecer na modernidade. A tradição era pensada como um sólido ponto de apoio que permitia a construção do futuro.
Desse modo a escola era entendida como portadora de uma missão pública, republicana: permitir que as novas gerações se apropriassem dessatradição e pudessem levá-la adiante. O professor era representante do mundo adulto e nomeado pelo Estado para promover o desenvolvimento das crianças esse imagina que a concepção da mente da criança como uma tábula rasa a ser preenchida.
Entendido como exposição didática, houve a necessidade de organizar em porções pequenas de forma a ser absorvidas no tempo de uma aula ou lição, de uma repartição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!