Didática

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2012
Didática
Modulo 4.2

O autor faz menção às tendências liberais e progressistas (critico social e libertadora). Segundo ele, os professores mais tradicionais se contentam em só passar o conteúdoque está no livro didático e nada mais. A Pedagogia liberal tradicional é um ensino mecânico e repetitivo, não considera as características próprias do aluno e de sua idade, o importante é passar osconteúdos e depois cobrar em uma avaliação ou prova. Esta é uma aprendizagem mecânica, não é duradoura, já que não desenvolve o raciocínio do aluno.
Em seguida, o professor Libâneo nos apresenta astendências progressistas, com professores que se julgam mais atualizados. Estes tipos de profissionais da educação preocupam-se com as diferenças e individualidades sociais dos alunos, procuramutilizar o dialogo no relacionamento e o trabalho em grupos ou estudo dirigido. Mas nem todos estão preparados para esse ensino, pois no momento de avaliar ou cobrar algumas atividades, acabam exigindomemorização, repetição de conteúdos e fórmulas, assim como na pedagogia liberal.
O professor Libâneo cita também a perspectiva Sócio-construtiva, uma vez que com este ensino o aluno desenvolve suascapacidades intelectuais, através da assimilação consciente de os conteúdos “o aluno constrói, elabora seus conhecimentos, seus métodos de estudo, sua afetividade, com a ajuda do professor” (Libâneopág. 5. O essencial da didática e o trabalho de professor).
Ao tratar sobre as práticas progressistas o autor chama nossa atenção para o fato de que os professores progressistas, quando têm quecobrar (avaliações, provas) resultado de os conteúdos trabalhados, terminam pedindo memorização e repetição. Muito deles não sabem como fazer para que os alunos alcancem o conhecimento através de umpensamento criativo e independente.
Bibliografias
http://gtdidatica.sites.uol.com.br/textos/libaneo.pdf
http://pedagogiaurca.blogspot.com/2009/02/tendencias-pedagogicas-segundo-libaneo.html...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!