Didática

Páginas: 3 (606 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
DIDÁTICA


1ª) Por que, nos rituais de iniciação das comunidades primitivas, o ensino na antiguidade clássica e no período medieval, não podem ser considerados como atividades didáticas ?Porque o termo “Didática” aparece, quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens, através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrario das formasmais ou menos espontâneas de antes (comunidades primitivas, antiguidade e período medieval)

2ª) Quando e por que pode-se falar de ensino-aprendizagem como atividade didática?
A formação dateoria didática, para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis, ocorre no século XVII, quando Comenius escreve a “Didactica Magna”. Comenius desenvolveu ideias avançadas para aprática educativa nas escolas, numa época em que surgiram novidades no campo da Filosofia e das Ciências e grandes transformações nas técnicas de produção, em contraposição a ideias conservadoras da nobrezae do clero. O sistema de produção capitalista, ainda incipiente, já influenciava a organização social, política e cultural.

3ª) Por que Comenius é considerado o pai da Didática ?
PorqueComenius foi o fundador da Didática e, em parte, da Pedagogia Moderna. Foi um pensador, um místico e um reformador social. Quem folheia os novos programas educacionais brasileiros, sente neles, direta ouindiretamente, a presença de Comenius, seja quando propõem “ensino para todos”, seja quando propõem “ensino de qualidade”. O ideal de Comenius.

4ª) Que motivo levou Comenius a deslocar-se de umlugar a outro durante toda sua vida?
Para Comenius, a educação é a arte de fazer “germinar a sementes interiores, as quais não se desenvolverão a não ser que sejam solicitadas por oportunasexperiências, variadas e ricas”. O seu objetivo fundamental é provar a necessidade, a possibilidade e a facilidade de todos os homens serem educados em todas as coisas e de uma forma total. Ele apresenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!