Didática

Páginas: 9 (2211 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Disciplina: Didática do Ensino Superior
Aluna: Jacqueline Evangelista

Trabalho: Elaborar 15 questões com perguntas e respostas

1 – O que é a Didática?

R: Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática é uma disciplina técnica que tem como objeto específico a técnica de ensino.2 – O que a Didática estuda?

R: A Didática estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: a técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem.

3 – Quando e onde os cursos de licenciatura foram instituídos no Brasil?

R: No ano de 1934 na Universidade de São Paulo.

4 – Com qualfinalidade os cursos de licenciatura foram instituídos?

R: Com a finalidade explícita de oferecer aos bacharéis das várias áreas os conhecimentos pedagógicos necessários as atividades de ensinar.

5 – Enquanto adjetivo o que significa o termo “didática”, “didático”?

R: É conhecido desde a Grécia, significando uma ação de ensinar presente nas relações entre os mais velhos e os jovens, crianças eadultos, na família e nos demais espaços sociais e públicos.

6 – Qual é o fundamento da Didática Comeniana?

R: A didática Comeniana tem seu fundamento na própria natureza; perfeita enquanto criação divina fornece em seu processo evolutivo as bases para o ensino: do simples para o complexo, cada etapa há seu tempo, todo fruto amadurece, mas precisa de condições adequadas.

7 – Como aDidática contribuiria para o processo de democratização e política?

R: A Didática caberia contribuir para o processo de democratização social e política por intermédio de uma educação pública e gratuita para totalidade da população,capaz de responder ao desafio de por os professores em condições de ensinar as crianças até então excluídas e que passaram a ter acesso à escola a partir dos anos 60.

8– Nos processos de formações de professores o que é preciso considerar?

R: É preciso considerar a importância dos saberes das áreas de conhecimento (ninguém ensina o que não sabe), dos saberes pedagógicos (pois o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação do humano), dos saberes didáticos (que tratam da articulação da teoria da educação e dateoria do ensino para ensinar nas situações contextualizadas), dos saberes da experiência do sujeito professor (que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida).

9 – Como esses saberes se dirigem?
R: Se dirigem à situações de ensinar e com elas dialogam, revendo-se, redirecionando-se, ampliando-se e criando. No entanto, também contribuem para revê-las, redirecioná-las,transformá-las. Daí a importância da pesquisa sobre o ensino na formação de professores.

10 – Como o ensino ocorre?

R: O ensino ocorre em contextos sociais específicos, tais como as aulas, as escolas, os sistemas de ensino, as culturas, é preciso conhecer essa prática “daí a importância da pesquisa da prática e da realidade nos processos formativos”, para estabelecer os nexos e as relações entreesses contextos, interpretá-los a luz das teorias da educação e do ensino e propor novas formas, maneiras e modos de ensinar.

11 – O que Azi e Caldeira consideram sobre a disciplina Didática?

R: Eles consideram que a “disciplina Didática tem um caráter bastante singular, qual seja o de propiciar ao professor que com ela trabalha a oportunidade de exercer a docência ao mesmo tempo em quereflete sobre ela” (1997, p.98).

12 – Em que o curso se apoia?

R: O curso apoia-se na reflexão coletiva e interdisciplinar nas várias atividades pedagógicas que desenvolve: vivencia as docentes e discentes, análise de propostas pedagógicas, entrevistam com docentes e observações em sala de aula.

13 – Avaliando a proposta de ensino da Didática o que Azi e Caldeira ressaltam?

R: Eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!