Didática e integração curricular no proeja

Páginas: 16 (3931 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2013
DIDÁTICA E INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DES-ENTENDIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DE EXPROFESSORES DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)

Cesar Augusto Cruz da Silva
Pedagogo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestrando em Tecnologia e Sociedade pela UniversidadeTecnológica Federal do Paraná (UTFPR). E-mail: cesaraugustocruz2006@yahoo.com.br.

Resumo Este artigo refere-se a uma pesquisa que trata do entendimento dos conceitos de didática e de integração curricular por parte de alguns professores que atuaram no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no curso deadministração de um Colégio Estadual X 1, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na Área Metropolitana Norte. Entre os objetivos desta pesquisa pode-se colocar: identificar o perfil dos professores que atuaram no PROEJA 2 e que ainda atuam no mesmo colégio; discutir alguns aspectos acerca de seus entendimentos teóricos e práticos sobre os referidos conceitos e, por último, proceder auma breve discussão sobre a relação das políticas públicas em detrimento da apreensão destas no âmbito escolar. A metodologia utilizada à pesquisa foi descritiva do tipo levantamento quantitativo. Com esta pesquisa, constatou-se a prematuridade dos professores (licenciados e bachareis) no que tange aos conceitos de didática e integração curricular, bem como a aplicação destes em suas aulas.Percebese, aqui, um significativo abismo entre o que os órgãos normativos instituem como política ao que a escola realiza, ou seja, aponta-se que a política não se materializa tal qual ela foi pensada.

Palavras-chave: Educacionais.
1

PROEJA;

Didática;

Integração

Curricular;

Políticas

Tal nomenclatura refere-se ao campo de pesquisa que proporcionou empiria para a realização desteartigo e que atendendo ao pedido do coordenador da Educação Profissional deste colégio, o nome da instituição de ensino não será divulgado. 2 Esse Programa integra as políticas educacionais brasileiras, tendo sido instituído pelo Decreto Federal nº 5.478, de 24/06/2005 que, inicialmente, seria ofertado apenas em Instituições Federais de Educação Tecnológica. Mas foi revogado pelo Decreto Federal nº5. 840, de 13/07/2006, onde a abrangência desse Programa foi ampliada no sentido da oferta. Além de Instituições Federais, contemplou-se as redes estaduais, municipais e privadas por intermédio da Educação Básica. É importante ressaltar que o PROEJA é componente de uma Política de Governo instituída e implementada durante a administração do Presidente Lula.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS A pesquisaora apresentada se refere ao curso da modalidade de educação profissional no âmbito do PROEJA, ofertado pelo Colégio Estadual X, mantido pela Secretaria do Estado da Educação (SEED) e está localizado na área norte da RMC. As pesquisas para elaboração deste artigo perseguiram a identificação do perfil dos professores que atuaram no PROEJA no curso de administração na supracitada instituição deensino nos anos de 2008, 2009 e 2010, bem como compreender o entendimento dos referidos professores no que tange as definições de alguns tópicos essenciais quando se trata do trabalho pedagógico no âmbito da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. O interesse de proceder a esta pesquisa instaurou-se a partir de um breve mapeamento realizado para dar início na coleta de dadosreferentes à minha pesquisa de Mestrado3. Este colégio pesquisado iniciou o curso no ano de 2008 com uma turma composta por trinta e oito alunos. Todavia, até o início do segundo semestre do mesmo ano, cinco alunos já haviam abandonado o colégio, no ano de 2009 quinze estudantes abandonaram o curso e, em 2010 (ano de conclusão/formatura), mais treze alunos foram “vomitados” para fora do “bojo”4 da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÁREAS DO CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR
  • ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR
  • Políticas de integração Curricular Alice Casimiro Lopes
  • RESENHA SOBRE: DISCIPLINAS E INTEGRAÇÃO CURRICULAR: HISTÓRIA E POLÍTICAS
  • Didática para o ensino de Geografia Política Curricular de Geografia
  • proeja
  • Proeja
  • Proeja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!