Didática e ensino superior: breve reflexões

Páginas: 10 (2257 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
FAFIPA – FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ - PR











DIDÁTICA E ENSINO SUPERIOR: BREVE REFLEXÕES
Aluno(a):Elenice Borba
Professor(a):Marcel Fonseca
Curso: Psicopedagogia Institucional e Clínica
Disciplina: DidáticaPARANAVAÍ
2012
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO................................................................................................................03

O QUE É DIDÁTICA?.....................................................................................................04

CONSIDERAÇÕESFINAIS............................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................11
INTRODUÇÃO


O trabalho do profissional na área educacional, por ser uma atividade intencional e planejada requer estruturação e organização para que a finalidade dos objetivos do ensino sejam alcançadas. A indicação de etapas dodesenvolvimento da aula não quer dizer que todas as aulas devam seguir o mesmo esquema rígido, pois um professor deve ser sempre flexível no dinamismo de suas aulas.
A Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.
Pensando assim, o professor do ensino superior ao ministrar suasaulas, busca na didática, ferramentas capazes de auxiliar seu trabalho docente, oferecendo-lhe mais dinamismo e motivação em suas aulas.
Assim ao estudarmos os passos didáticos é relevante observa-se que a estruturação tanto da aula, quanto do professor em seu processo flexível, criativo e que exige uma perspicácia de saber o que fazer frente a situações didáticas específicas cujodirecionamento é imprevisível. Tratando-se ainda da didática no ensino superior, onde muitos na busca pelo conhecimento apresentam seu conhecimento empírico já profissional, o que requer do professor a flexibilidade já mencionada para desenvolver os conteúdos de sua aula.
Para tanto, o presente trabalho apresenta alguns pontos onde a didática se torna disciplina indispensável ao docente do ensinosuperior.














O QUE É A DIDÁTICA?


A didática é uma ciência que desenvolve o conhecimento e o progresso do desenvolvimento, tanto para os educadores, quanto para os educandos, neste sentido é fácil pensar na didática, como disciplina e metodologia essencial para todo e qualquer profissional da área, onde seu trabalho seja de desenvolvimento humano.
Segundo Luckesi(1994) a didática deve servir ao professor como instrumento de inspiração e criatividade, fazendo-o compreender o processo de ensino em suas múltiplas determinações, para articulá-lo à lógica, aos interesses e necessidades da maioria da clientela presente nas escolas hoje, propondo, também, reflexões sobre a prática e formas de organização voltadas aos interesses na atual organização da escola,suas políticas implícitas na seleção de conteúdos, objetivos, métodos, técnicas, recursos e avaliação para o ensino, conforme reza a questão política do trabalho pedagógico, condizente a cada escola.
Com isso, Ionah Beatriz Beraldo Mateus, em sua apresentação ao livro “Didática”, da editora Artmed (2011), faz uma breve apresentação, onde apresenta a didática como uma arte da pedagogia, paraensinar, e por meio desta a apresentação de técnicas do processo de aprendizagem.
Ainda assim, a didática em seu contexto histórico apresenta-se também pelo conceito de Lima (1985) apud Pinheiro (2010), onde diz que:


De modo geral, a palavra didática se associa a arrumação, ordem, logicidade, clareza, simplificação e costuma, portanto também conotar rigor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didatica ensino superior
  • Didática do ensino superior
  • A didática e o ensino superior
  • O QUE É DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • Didática ensino superior
  • A Eficácia da Didática do Ensino Superior
  • Reflexões sobre a didática de ensino
  • didática de ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!