DIDÁTICA A ARTE INFALÍVEL DE ENSINAR

Páginas: 10 (2293 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 DIDÁTICA A ARTE INFALÍVEL DE ENSINAR
Didática Magna: Capítulos VII, VIII e IX


COMENIUS, Jan Amos .Didática Magna.Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo. Livraria Martins Fontes Editora. 2002.
Grupo I²

A presente resenha tem por objetivo fazer uma análise dos capitulo VII,VIII e IX do livro Didática Magna, Jan Amos Komenský, em latin Comenius nascido em 1592 no Reino daBoêmia atual Republica Tcheca e faleceu 1670 em Amistedã, Holanda . foi bispo da igreja protestante e educador.
Comenius mostra que a sociedade é representas por seguimentos como pais, os preceptores, os estudantes, a escola, o estado e a igreja, e todos Possuem  interesse nos  fundamentos da didática.
Os pais não sabem como seus filhos se tornará quando for adultos  e para tentar garantir umadulto dentro das virtudes é contratado um preceptores, e mesmos assim os pais não tendo a garantia mima seus filhos com presentes não sabendo se isso lhe trará resultado, contudo a didática e a ajuda de Deus o resultado é certo, impossível falhar.
Os preceptores que em sua maioria não tem conhecimento da arte de ensinar, sofria e se angustiava para poder exercer de forma satisfatória o ensinode seus pupilos.
Aos estudantes, porque poderão, sem dificuldade, sem tédio, sem gritos e sem pancadas, como que divertindo-se e jogando, ser conduzidos para os altos cumes do saber.
As escolas, corrigido o método, poderão, não só conservar-se sempre prósperas, mas ser aumentadas até ao infinito. Com efeito, serão verdadeiramente um divertimento, casas de delícias e de atrações. E quando (pelainfalibilidade do método), de qualquer aluno se fizer um professor (do ensino superior ou do primário), nunca será possível que faltem pessoas aptas para dirigir as escolas e que os estudos não sejam prósperos.
Aos Estados, é fundamento de todo Estado que a educação seja prioridade, para que o Estado se torne forte e dê bons frutos.
A Igreja, pois somente a reta organização das escolas pode tercomo resultado que às igrejas não faltem professores instruídos, e aos professores instruídos não faltem alunos apropriados
A Didática Magna mostra a “arte de ensinar tudo a todos.” Para Comenius escreve- la  se baseou em três princípios:
*Analogia com o método natural
*Cárater gradual e cíclico do ensino
*Vínculo entre palavras e coisas: tudo deve partir do conhecido ao desconhecido, dopróximo ao distante. Do concreto ao abstrato, da parte ao todo, do geral ao particular.
                 De acordo com Comenius , a formação do homem deveria se iniciar na primeira infância, pois “o cérebro na idade infantil é úmido, tenro, pronto para receber todas as imagens.”(p.78)
Todo o conteúdo da Didática Magna está impregnado do pensamento religioso cristão. Sob as ordens de Carlos Magnoforam fundados templos e escolas junto a todas as populações pagãs  e seu exemplo foi seguido por outros reis e  imperadores cristãos.Todos  devem ser enviados a escola, nobres ou  plebeus, ricos e pobres, meninos e meninas, pois todos sem distinção devem ser instruídos nas letras , nas virtudes e na religião.
A Didática deve se pautar nos preceitos religioso e no respeito ao indivíduos, ressaltandoque a formação do homem  é mais fácil na infância, sendo que a formação educacional do individuo deve ser dada neste período.Comenius foi o primeiro a comparar o ser humano a uma planta (arvore) e que devido a isso somos seres autônomos, porque nascemos e morremos por nós mesmos, contudo essa arvore para dar bons frutos ela deve ser trabalhada e cultivada por um agricultor deste pequena, para queela possa ser moldada segundo seu potencial. O mesmo principio deve ser usado em relação a criança para que possa ser formado, porque é mais difícil educar um adulto do que uma criança.
A inspiração maior das obras de Comenius vem das idéias pansófica, a idéia de que há uma harmonia fundamental no ato divino de criação que se traduz numa origem e finalidade comum de todos os seres. É deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática é a arte de ensinar
  • Ensinar é uma arte
  • a arte de ensinar
  • Por que ensinar arte?
  • A arte de ensinar
  • A ARTE DE ENSINAR
  • A ARTE DE ENSINAR
  • A arte de ENSINAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!