Didática: na teoria e na prática

Páginas: 13 (3194 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013


Universidade de Brasília
UnB
















Didática:
na teoria e na Prática.

Priscilla Richard de Oliveira
Profª. Drª. Liliane Campos Machado






















Brasília, 05 de dezembro de 2013.
05/12/2013
Resumo

Este breve ensaio tem como objetivo abordar a concepção e objeto da Didática. Com tópicos como: A Didática e a construçãoda identidade profissional; A Didática na formação de professores; A relação teoria-prática na formação do educador; e Entrevista com professoras este artigo tem como objetivo provocar uma reflexão sobre as origens da Didática e sua formação mediadora na construção da identidade profissional, destacar aspectos significativos na formação de professores, analisar a relação entra a teoria e a práticano fazer pedagógico.

Palavras- chave: Didática, Professor, Entrevista.

1. Introdução

O texto aborda a concepção e o objeto da Didática, a identidade do professor e discute algumas práticas pedagógicas, enfatizando na visão critica transformadora. Provocar uma reflexão sobre as origens da Didática e sua formação mediadora na construção da identidade profissional, destacar aspectossignificativos na formação de professores, analisar a relação entra a teoria e a prática no fazer pedagógico e fala de professores experientes sobre o assunto Educação fazem parte desse estudo.

2. Didática

Didática vem da palavra grega didaktiké téchne que significa a arte de ensinar. Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em práticaas diretrizes da teoria pedagógica. Com a didática estudamos os diferentes processos de ensino e aprendizagem. Didática é “a ciência e a arte do ensino”. (HAYDT, 2000).
O marco no processo de sistematização da Didática Magna, escrita em 1638 pelo tcheco Jan Amós Comenius (1592-1670).Para Comenius, a Educação era o caminho para criar um ser humano e uma sociedade melhor.
Ainda a respeito doque seja didática, Paiva (1981,p.11), citada no texto “Didática: uma retrospectiva histórica” de Llama Passos Alencastro Veiga, diz que a didática “é um conjunto de normas metodológicas referentes à aula, seja na ordem das questões, no ritmo de desenvolvimento e seja, ainda, no próprio processo do ensino”.
Com isso podemos afirmar que o estudo da didática é imprescindível e fundamental para aformação de professores, a didática tem como compromisso buscar práticas pedagógicas que promovam um ensino realmente eficiente, com significado e sentido para os educandos, e que contribuam para a transformação social.
De acordo com Libâneo (2006) “a Didática tem um núcleo próprio de estudos: a relação ensino-aprendizagem, na qual estão implicados os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formasde organização do ensino.”
Para Libâneo (1994), a Didática, um dos ramos de estudo da Pedagogia, investiga os fundamentos, as condições e modos de realização do processo de ensino, baseando-se numa concepção de homem sociedade. Cabe a Didática converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, além de selecionar conteúdos e métodos de acordo com esses objetivos, a fim deestabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem.
Luckesi (1994), por sua vez, afirma que a Didática configura-se como o direcionamento imediato da prática do ensino e da aprendizagem, articulando preposições teóricas com prática escolar. A Didática, para o autor, é a mediação necessária para transformar teoria pedagógica em prática pedagógica. Para ele, é na Didática que concepções teóricasestudadas em disciplinas como Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação, entre outras, concretizam-se historicamente.


2.2 A Didática e a construção da identidade profissional

Na visão de diferentes autores, a identidade profissional é um processo de construção do sujeito historicamente situado. A profissão de professor, como as demais,,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIDÁTICA: A TEORIA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO
  • Metodologias de Ensino e didática: Da teoria à pratica
  • Didática: elemento articulador entre teoria e prática docente
  • Reflexão da Didática como mediadora entre teoria e prática pedagógica
  • Didática e prática
  • Didatica e pratica
  • Didatica e pratica
  • Didaticas e praticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!