Didática em matemática nas séries iniciais

Páginas: 11 (2676 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Didática na matemática das séries iniciais

Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância da didática em matemática nas séries iniciais. Buscou uma metodologia prática comparativa de estudos já realizados, mostrando que a matemática é uma disciplina prazerosa e sem complicações. A novidade neste trabalho foi à organização e seleção dos métodos maiseficazes existentes para o ensino e aprendizagem da matemática para as séries iniciais.

Palavras Chave: Matemática, Aprendizagem, Metodologia, Eficácia.

Abstract: This work was developed with the aim of showing the importance of teaching math in early grades. Sought a practical method of comparative studies already carried out, showing that mathematics is a discipline pleasurable and hassle free.The novelty of this work was the organization and selection of the most effective methods exist for teaching and learning of mathematics for the early grades.

Key-words: Epistemology of the didactics, Mathematics, Learning, Methodology, Effectiveness.

Introdução:
O presente trabalho é referente a uma investigação sobre os principais métodos de ensino da Matemática para as séries iniciais. Oobjetivo principal é conhecer de que maneira o futuro professor pode estabelecer conexões entre suas concepções e a prática pedagógica profissional de modo a permitir a compreensão sobre o modo como ele aprende a ensinar matemática. A problemática levantada aqui é referente à questão: Existe uma forma de se ensinar matemática de maneira eficaz e agradável nas séries iniciais? No decorrer dessapesquisa esta problemática foi perseguida e a pretensão final foi de apresentar uma organização relevante dos métodos mais eficazes usados atualmente.
Nós, como professores/educadores, nunca podemos estar completamente satisfeitos com os resultados do nosso trabalho. É imprescindível que o professor deseje dar uma boa aula a fim de obter êxito e a participação de todos, mas não deve iludir-se,acreditando que aquela foi uma aula perfeita, pois esta pode ter sido apenas um detalhe do processo, e muitas outras aulas virão e por isso o professor deve estar sempre se aperfeiçoando na arte de educar.
Antes de relacionarmos a didática com a arte de ensinar de forma eficiente, precisamos esclarecer e confirmar o significado da palavra ‘didática’. A palavra didática teve sua origem no verbo gregodidasko que significa ensinar ou instruir. “Como nome de uma disciplina autônoma ou como parte de uma disciplina mais ampla (a pedagogia), didática desde Comenius, significa o tratamento dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la eficiente” (CORDEIRO, 2009, p.18). Significa arte de transmitir conhecimentos, técnica de ensinar. Até hoje, podemos encontrarinfluências das propostas pedagógicas de Comenius, ou pelo menos de sua pretensão, pois achava que era possível criar um método universal invariável, capaz de orientar o professor no seu trabalho. Podemos perceber então que desde o princípio da disciplina no século XVII associa-se a didática como a arte de ensinar. Cabe hoje a didática a função de propor os melhores meios para tornar possíveis, efetivose eficientes esse ensino e essa aprendizagem. Para falarmos em didática, precisamos falar em professor, que é quem vai aplicar essa didática. “Cada professor, ao interagir com as diversas dimensões profissionais e pessoais da profissão acaba compondo um modo individual de ser professor” (CORDEIRO, 2009, p.51). Ou seja, ele transfere suas digitais, seus conceitos na maneira de ensinar.A didática matemática
A metodologia e os conteúdos ensinados na escola devem se adaptar às mudanças que ocorrem na sociedade, procurando estar associados à realidade ambiental, auxiliando o aluno a compreender o mundo. Com o passar do tempo algumas coisas mudaram bastante, como a tecnologia, mas outras nem tanto, como podemos ver na citação a seguir:
Se algum estudante do século XVII ou XIX...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldades no ensino e didática da matématica nas séries iniciais
  • matematica nas series iniciais
  • Repensando a matemática nas séries iniciais
  • Ensino da matematica nas series iniciais
  • O ensino da matematica nas series iniciais
  • Portfólio de matemática séries iniciais
  • A construção das idéias matemáticas nas séries iniciais
  • O encino de matematica e ciencias nas series iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!