Didática do ensino superior

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

A Educação a Distância (EAD) apresenta-se, no atual contexto educacional brasileiro, como uma grande possibilidade para a inserção de sujeitos que pretendiam ingressar no Ensino Superior e, até então, eram excluídos.
Temos visto que são diversos os fatores que causam tal exclusão, mas podemos citar alguns como primordiais.
Um deles é o fato dasuniversidades públicas estarem, em sua maioria, localizadas nos grandes centros urbanos.
É necessário que entendamos que esse processo vai além da questão geográfica, pois há outros fatores que geram essa exclusão. Podemos destacar a inadequação dos horários da maioria dos cursos superiores à jornada de trabalho dos brasileiros, o que acaba impossibilitando a muitos o ingresso em um curso degraduação.
Um outro fator que onera aqueles que desejam iniciar sua vida acadêmica é a questão dos portadores de necessidades educativas especiais, que têm seu acesso dificultado pelas questões já levantadas e pela própria estrutura física dessas instituições, que dificulta a acessibilidade.
Desta forma, vemos que são vários os fatores que colaboram para o crescimento do prestígio e daimportância da Educação a Distância no Brasil. Assim como Esteban (2002), pensamos que “criar alternativas para o desenvolvimento da sociedade é urgente. Escutar as culturas silenciadas em nossa história é indispensável”.(p. 17).
Na Educação a Distância é fundamental promover ao máximo a interação dos estudantes com seus tutores, compensando problemas inerentes aos processos de ensinoe aprendizagem nesta modalidade de ensino, como a distância física e as possíveis dificuldades – cognitivas e motivacionais, por exemplo – dos alunos.
As dificuldades principais observadas em ordem decrescente pelos tutores são: Recursos didáticos - midiáticos (TV, vídeos e livros, por exemplo); os veículos utilizados para contatar os alunos (as ferramentas de interação da WEB); acomunicação com os coordenadores; a baixa procura dos alunos pela tutoria.
Como indicativos para transpor estes obstáculos foram apresentadas algumas
alternativas: o aprimoramento da formação para o exercício da tutoria em Educação a Distância, o aprimoramento dos recursos de “suporte tecnológico” do curso, o oferecimento de constantes possibilidades de atualização (cursos, congressos, grupos de estudo,bibliografia atualizada, entre outros).
Para a superação dessas dificuldades, notamos a necessidade da parte
dos tutores o que Perrenoud (1999) chama de ação competente, e que vem a
ser... uma ‘invenção bem-temperada’ uma variação sobre temas
parcialmente, conhecidos, uma maneira de reinvestir o já vivenciado, o já
visto, o já entendido ou o já dominado, a fim de enfrentar situaçõesinéditas
o bastante para que a mera e simples repetição seja inadequada. As
situações tornam-se familiares o bastante para que não se sinta totalmente
desprovido. (p.31)

Nessas palavras, o autor chama-nos a atenção para o enfrentamento a situações inéditas, o que para esses tutores representa o desafio de se aproximarem dos alunos mesmos que estes somente os procuram nas vésperas dasavaliações, e não ao longo do processo, ou, terem que lidar com uma plataforma virtual que nem sempre atende às necessidades tanto deles quanto dos alunos, gerando dificuldades de comunicação, bem como trabalharem com indivíduos que, na sua maioria, vêm de uma cultura de ensino presencial e tendem a encontrar dificuldades em relação a EAD.
Segundo Aretio (2001) há três tipos de funções assumidas pelotutor:
a) A função acadêmica, ligada ao aspecto cognitivo, relacionada à transmissão do conteúdo, à transposição didática, ao esclarecimento das dúvidas dos alunos.
b) A função institucional, relacionada aos procedimentos administrativos e à
própria formação acadêmica do tutor.
c) A função orientadora, centrada em aspectos afetivos e motivacionais do aluno.
Para Belloni (2001), o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática do ensino superior
  • A didática e o ensino superior
  • O QUE É DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • Didática ensino superior
  • A Eficácia da Didática do Ensino Superior
  • didática de ensino superior
  • Didática e metodologia do ensino superior
  • Didática no ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!