Didática de ensino para Geografia

Páginas: 7 (1731 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Faculdade Alfredo Nasser
Guilherme Rodrigues
Fernanda Leão
GN-6






DIDÁTICA PARA ENSINO DE GEOGRAFIA








Aparecida de Goiânia
2014
Faculdade Alfredo Nasser






Analise do livro didático e síntese do currículo referencia da Rede Estadual e Municipal de Educação de Goiás



Trabalho como requisito parcial de conclusão da matéria de Didática paraensino de Geografia, do curso de Licenciatura em Geografia, pela Universidade Alfredo Nasser sob orientação da professora Rosane Santavica.





Aparecida de Goiânia
2014
A Importância do Currículo Escolar
A escola é vista como uma protagonista na formação do individuo dentro da sociedade, que se concentra num complexo sistema de relações sociais. Tais relações que acontece entre aspessoas e entre as instituições criadas pelas pessoas, na história. As instituições sociais são criações históricas.
A escola é uma dessas instituições, como também a família as igrejas e entre outras. Movimentam-se no desenvolvimento da cultura de cada um, promovendo um conhecimento amplo de todas as coisas, construindo a formação da identidade do cidadão.
Neste ambiente surge variasmissões e uma delas é relacionada no currículo escolar que estabelece os conteúdos curriculares. Tais conteúdos tornam-se o objeto mais importante para o educador e para o aluno.
Os currículos escolares constituem nos eixos temáticos no processo pedagógico, um documento que orientam o trabalho dos educadores. Neste contexto podemos indagar sobre três tipos freqüentes de currículo estabelecido naeducação.
Currículo oculto – diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, relacionado aos seus atos, comportamentos, gestos, percepções, mas que não consiste oficialmente no pape, não aparece no planejamento, embora um fator muito importante para a aprendizagem do aluno.
Currículo real – é aquele que acontece dentro da sala de aula entre o educador e osalunos. Diz respeito às atividades planejadas, desenvolvida no projeto político pedagógico da escola, e aos planos de aula realizados pelos educadores.
Currículo prescrito – ele atribui à escola o papel de transmitir a cultura, e que todos os educadores devem seguir e executar. É imposto por documentos oficial, nacional e estatal, como LDB e PCNs.
Definidos estes conceitos, o currículoescolar necessariamente implica diferentes formas de apropriação que o sujeito faz de um conjunto de vivencias e conhecimentos oportunizados pela escola. Sempre há uma reconstrução diferenciada a cada aluno (a).
Algumas propostas de trabalho curricular são desenvolvidas e podem colaborar com a escola na atividade de ensinar de forma participativa e critica a todos com o objetivo de elencarconceitos, formas de linguagem, e relações políticas, econômicas e sociais presente no cotidiano destes estudantes como sujeito vendo o real de diversos conteúdos trabalhados instrumentalizando os para a transformação social.
A escola hoje precisa organizar-se em torno de poucos, mas significativos eixos temáticos em torno dos quais giram as atenções na busca de conteúdos necessários. Eixosque não podem estar alheios num projeto pedagógico da escola,no cotidiano,educação para uma cidadania efetiva na construção de uma pratica diária da dignidade humana.
Segundo Samuel Rochas Barros (op.cit. p.170-1) em sentido amplo do currículo escolar abrange todas as experiências escolares, as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem as quais os alunospassam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa pratica pedagógica.
Visto que cada escola esta inserida em um contexto, seja temporal ou regional, o currículo deve contemplar as particularidades de cada localidade, entretanto deve respeitar as normas estabelecidas nacionalmente.
A escola é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática para o ensino de Geografia Política Curricular de Geografia
  • A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA E DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEm
  • Didática Geografia
  • Geografia e Didática
  • A didática para o ensino de história e geografia: uma reflexão sobre o necessário trabalho de pesquisa
  • Didatica De Ensino
  • Didática e ensino
  • O ensino e a didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!