DICIONÁRIO MULTILÍNGUE DE REGÊNCIA VERBAL: DELINEAMENTO, PADRONIZAÇÃO, RESULTADOS

3170 palavras 13 páginas
DICIONÁRIO MULTILÍNGUE DE REGÊNCIA VERBAL:
DELINEAMENTO, PADRONIZAÇÃO, RESULTADOS1

Claudia Zavaglia*

Introdução
Pode-se dizer que o conhecimento do universo está registrado no chamado léxico de uma língua natural. A geração do léxico se processa pelo ato cognitivo e de categorização da experiência, cristalizada como signos linguísticos.
É a Lexicografia, área antiga e tradicional, que se encarrega da descrição desse léxico, com a produção de obras lexicográficas, os diversos tipos de dicionários.
Como instrumento que fornece conhecimento do mundo em geral, além de definições, o dicionário pode se converter em um livro de autoaprendizagem e tem, assim, características de um livro didático, pois, além de oferecer uma lista com explicações sobre o léxico, redunda em ferramenta pedagógica que instrui aqueles que o utilizam, chegando a representar uma autoridade linguística nas sociedades contemporâneas.
Observa-se que nos dicionários de língua geral existe certa imprecisão no tratamento das preposições devido ao fato de que o lexicógrafo, supostamente motivado pelo desejo de que o dicionário seja facilmente compreendido, atente mais para o enfoque semânticopragmático das entradas, omitindo, por vezes, o papel da preposição, seja quanto ao regime verbal, seja quanto ao nominal.
Para alguns estudiosos, como Vilela (1995), o dicionário e a gramática são a chave para o conhecimento, para a identificação das categorias cognitivas e das suas estratégias, uma vez que têm em comum a metalinguagem com propósitos didáticos e facilitadores da comunicação. Gross (1981) já dizia que um domínio em que o contato entre o léxico e a gramática se faz necessário é o das “preposições”, pois o uso delas pode ser, muitas vezes, confuso, e os dicionários não fazem senão abrir esporadicamente espaço aos exemplos para contemplá-las. De fato, nos dicionários de língua geral há uma imprecisão no tratamento das preposições. Talvez motivado pelo desejo de que o

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • adm dicionario
    254839 palavras | 1020 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas