dicionariohistoria

875 palavras 4 páginas
Assembleia Nacional Constituinte Francesa foi formada pela Assembleia dos estados gerais em Julho de 1789, nas primeiras fases da Revolução Francesa e foi dissolvida a 30 de Setembro de 1791.
Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamentos ou estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza.
Uma das principais decisões desta assembleia foi a adoção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Bastilha: A Bastilha (em francês: Bastille), mais conhecida por ter sido uma prisão - assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII - foi inicialmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Place de la Bastille ("Praça da Bastilha") em Paris.

Calendário da revolução: foi um calendário próprio criado na época da Revolução Francesa e diferente do gregoriano, ele passaria a ter 12 meses de trinta dias, em que foram eliminados os domingos e os feriados. Cada mês tinha 3 semanas e cada semana dez dias (décadas). Cada hora do calendário revolucionário equivale a 2h 24 min convencionais. A divisão do dia em base decimal jamais foi usada na pratica, tendo sido abolida oficialmente em 1795.

Constituição Burguesa: Uma constituição que abolia os direitos feudais, mas não dava o direito para povo mais baixo (sans culotes). Restringia a apenas a pessoas da renda, estimulava o comercio e não dizia nada em melhorar as condições de vida das classes mais baixas.

Constituição Civil do Clero foi um conjunto de leis aprovadas pela Assembleia Nacional Constituinte Francesa em12 de Julho de 1790, visando substituir a Concordata de

Relacionados