DICIONARIO DE ÉTICA

Páginas: 11 (2694 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
AXIOLOGIA (in. Axiology, fr. Axiologie, ai. Axiologie, it. Axiologid). A "teoria dos valores" já fora, há alguns decênios, reconhecida como parte importante da filosofia ou mesmo como a totalidade da filosofia pela chamada "filosofia dos valores" e por tendências congêneres (v. VALOR) quando, no início de nosso século, a expressão "axiologia" começou a ser empregada em seu lugar. Os primeirostextos em que esse termo aparece são: P. LAPIE, Logique de Ia Volonté, 1902, p. 385; E. VON HARTMANN, Grundriss der Axiologie, 1908; W. M. URBAN, Valuation, 1909. Esse termo teve grande aceitação, ao contrário de timologia, proposto para a mesma ciência (KREIBIG, Psychologische Grundlegungeines Systems der Werttheorie, 1902, p. 194).
Fonte: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª edição, SãoPaulo, Editora Mestre Jou, 1992, P. 110.
AXIOLOGIA (do gr. axios: digno de ser estimado, e logos: ciência, teoria) Teoria dos valores em geral, especialmente dos valores morais. O termo axiologia designa a filosofia dos valores, fundada em Baden por W. Windelband (1863-1915). Derivada do kantismo, ela estima que o conhecimento tem por origem não as coisas em si, mas a apreensão de uma relaçãoentre as realidades e um ideal que é um absoluto, embora posto como valor. E a relação com esse valor que nos permite apreciar, julgar e conhecer uma realidade, um objeto, um ato, uma ideia e uma palavra. Ver valor.
Fonte: HILTON Japiassú, DANILO Marcondes, Dicionário básico de filosofia. 3ª edição revista e ampliada, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor 2001.
Autores Axiologia
Originalmente, otermo valor referia-se principalmente ao valor de troca, como na obra do economista inglês do século XVIII Adam Smith. Durante o século XIX, o termo passou a ser empregado em outras áreas do conhecimento, sob a influência de diversos pensadores e escolas: os Neokantianos Rudolf Lotze e Albrecht Ritschl; Friedrich Nietzsche, autor de uma teoria sobre a transposição dos valores; e Eduard Von Hartmann,filósofo do inconsciente que usou pela primeira vez o termo axiologia no título de uma obra, Grundriss der Axiologie (1909; Esboços de axiologia).
Hugo Münsterberg, considerado o fundador da psicologia aplicada, e Wilbur Urban, autor de Valuation, Its Nature and Laws (1909; A valoração, sua natureza e suas leis) divulgaram as novas concepções nos Estados Unidos, onde o livro General Theory ofValue (1926; Teoria geral do valor), de Ralph Perry, foi considerado a obra máxima sobre a nova disciplina. Perry definiu valor, inicialmente, como "qualquer objeto, de qualquer interesse", e logo explorou os oito domínios do valor: moralidade, religião, arte, ciência, economia, política, lei e costumes.
Alguns autores distinguem valor instrumental de valor intrínseco, ou seja, o que é bom como meioe o que é bom como fim. John Dewey, em Human Nature and Conduct (1922; A natureza e a conduta humanas) e Theory of Valuation (1939; Teoria da valoração) tentou, sob um enfoque pragmático, acabar com a distinção entre meios e fins. Seu propósito, na verdade, era afirmar que existem, na vida das pessoas, coisas como saúde, saber e virtude que são boas em ambos os sentidos. Outros autores, nocaminho inverso, multiplicaram as categorias de valor e opuseram, por exemplo, o valor instrumental (ser bom para alguma finalidade) ao valor técnico (ser bom para fazer alguma coisa) e o valor contribuinte (ser bom como parte de um todo) ao valor final (ser bom como um todo).

Fonte: http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/axiologia.php


DEONTOLOGIA (in. Deontology, fr. Deontologie, ai.Deontologie, it. Deontologià). Termo criado por Jeremy Bentham (D. ou Ciência da Moralidade, publicação póstuma de 1834) para designar uma ciência do "conveniente", ou seja, uma moral fundada na tendência a perseguir o prazer e fugir da dor e que, portanto, não lance mão de apelos à consciência, ao dever etc. "A tarefa do deontólogo", diz Bentham, "é ensinar ao homem como dirigir suas emoções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicionario de Ética
  • Dicionário de ética e cidadania
  • Dicionario de palavras na etica do serviço social
  • Dicionário
  • Dicionario
  • DICIONARIO
  • Dicionário
  • Dicionario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!