Dicionário matemático

Páginas: 18 (4401 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
E.E. B. Paulo Blasi




DICIONÁRIO

MATEMÁTICO





Aluno (a¬): Camila Vieira
Serie: 8ª 02Professor (a): Kátia Fronza
A
ADIÇÃO - Uma das quatro operações básicas da aritmética, utilizada para adicionar um número a outro. ALGARISMO - Símbolos utilizados para representação de números. Em nosso sistema de numeração de base 10, existem dez algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.AMPLITUDE DE UM INTERVALO - É a diferença entre o extremo superior e o inferior do intervalo. Também chamada de diâmetro do intervalo. ALTURA - Dimensão de um corpo considerado verticalmente, da base ao topo. ÂNGULO - Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semi-retas Orientadas)a partir de um ponto comum. A interseção entre os dois segmentos (ou semi-retas) é denominada vértice do ângulo e os lados do ângulo são os dois segmentos (ou semi-retas). ÂNGULO ADJACENTE - Ângulo com um vértice e um lado comum. ÂNGULO AGUDO - Ângulo que mede menos que 90º e mais que 0º. ÂNGULO RASO - Ângulo que mede exatamente 180º.ÂNGULO OBTUSO - Ângulo que mede mais que 90º e menos que 180 graus. ÂNGULO RETO - Ângulo que mede exatamente 90º. ÂNGULOS COMPLEMENTARES - Ângulos cuja soma é igual a 90º.












B
BARICENTRO DE UM TRIÂNGULO - As três medianas de um triângulo se encontram em um mesmo ponto, o baricentro. Este ponto divide cadamediana em duas partes tais que, a parte que contém o vértice é o dobro da outra. Uma lâmina triângular com densidade uniforme tem este ponto como centro de massa.
BASE - Sistema de numeração que indica quantas unidades são necessárias para mudar a colocação de um algarismo. A mais comum é a base 10 onde cada algarismo é múltiplo de 10. (exemplo: 156 = 1 x 100 + 5 x 10 + 6 x 1).
BASE DE POTÊNCIAS- Nas potências denomina-se assim o número que se encontra na parte inferior e que indica o valor de cada fator.
BASE DE UM TRIÂNGULO - É conveniente considerar um dos lados do triângulo como sendo sua base. A distância entre a base e o vértice oposto à base é a altura do triângulo.
BILHÃO - 109 = 1000000000. Número 1 seguido de 9 zeros.
BINÔMIO - Polinômio constituído por 2 monômios. Ex.:4x³ - 3.
BISSETRIZ - É a semi-reta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes.
BIQUADRADA - Equação do tipo ax4 + bx2 +c = 0.
BLOCO RETANGULAR - É a forma geométrica de vários tipos de caixas, tais como caixas de sapatos ou de pasta de dente. Cada bloco retangular é formado por seis faces com forma de retângulo.




CCALCULAR - Realizar uma operação, como por exemplo, a adição, a subtração, a multiplicação, a divisão ou potenciação, visando obter um resultado.
CÁLCULO - Procedimento que leva ao resultado de uma operação.
CASA DECIMAL - Nos números com vírgula, temos casas decimais à direita da vírgula. Exemplo: 7 , _ _tem duas casas decimais. A primeira casa à direita davírgula é a casa dos décimos. A segunda é a dos centésimos.
CLASSIFICAÇÃO- Forma de separar objetos ou números que possuem certos atributos ou características.
CENTÍMETRO - Palavra formada por centi (centésimo) e metro. O centímetro (símbolo: cm) é a centésima parte do metro.
CILINDRO - Uma região bidimensional no espaço tridimensional formada por uma superfície curva e por duas superfícies...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicionário Matemático
  • Dicionário de Termos Matemáticos
  • MATEMATICO
  • matematico
  • Matematico
  • Matematico
  • Dicionário
  • Dicionario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!