Dicionário de ética e cidadania

Páginas: 71 (17515 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
PEQUENO DICIONÁRIO
DA
ÉTICA E CIDADANIA

Atitude

A cidadania exige ações do cidadão. Os acontecimentos não dependem apenas do governo, dependem também e essencialmente das atitudes de cada um. Não podemos deixar de reconhecer a responsabilidade que temos pelo nosso destino.  
O uso de influência nos acontecimentos da sociedade é exercido, principalmente, pela exigência de cumprimento dasleis. Será, pois, um direito e um dever de todos os cidadãos fiscalizar e reclamar daquilo que sabem estar errado ou que vai contra às normas vigentes.
Uma atitude consciente implica, não só responsabilizar os nossos representantes, que são os vereadores, na Câmara Municipal, ou os deputados na Assembleia da República, pelas suas decisões, pelos seus atos e pela forma como estes impactam nodesenvolvimento da sociedade, mas também é imperativo que se compreenda bem o reflexo de cada uma desses atos ou decisões na vida dos cidadãos.
Cabe louvar as pessoas que sabem que “não devemos julgar os nossos dias pela colheita que fizemos, mas pelas sementes que plantámos” e promovem junto de crianças e jovens actividades culturais, desportivas e de lazer, contextualizadas e balizadas no sentidode lhes proporcionar experiências positivas que complementam a sua Educação numa óptica de esperança e optimismo, fomentando atitudes que podem ser tomadas para mudar o mundo como erradicar a pobreza e a fome, desenvolvendo atividades que promovam o empreendedorismo e a criação de riqueza ou participando em campanhas de angariação de alimentos; educação de qualidade para todos, reforçando o ensinopara crianças com necessidades especiais ou organizando actividades desportivas em ambiente escolar; igualdade entre sexos e valorização da mulher, incentivando acções que estimulem a criação de riqueza por parte das mulheres; combater doenças contagiosas, como a sida, participando em grupos de apoio aos doentes ou garantindo melhor acesso a meios de tratamento; qualidade de vida e respeito pelomeio ambiente, promovendo actividades de educação ambiental em escolas ou associações/colectividades ou participando em organizações de preservação ambiental ou trabalhar pelo desenvolvimento social, através de voluntariado, para apoio escolar, comunitário ou laboral, convidando todos a juntarem-se.
A união é a base de qualquer movimento e a raiz de qualquer atitude de mudança. Reunir um grupo deamigos e começar a planear uma maneira de mudar o mundo, é uma boa atitude de cidadania positiva. Mas, como referimos no início, a cidadania requer acções; assim, não devemos esperar, antes agir e fazer acontecer.

Bioética
|

O termo “bioética” surge em 1970, pela voz de Van Rensselaer Potter, “como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria,que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos”
Bioética designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, por regra pluridisciplinares, que têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas.
Em rigor, a bioética não é nem uma disciplina, nem uma ciência, nem uma nova ética, pois asua prática e o seu discurso situam-se na interseção entre várias ciências, em particular, a medicina e a biologia, com suas múltiplas especialidades; ciências humanas como a sociologia, a psicologia, a politologia ou a psicanálise e disciplinas que não são propriamente ciências: a ética, para começar; o direito e, de maneira geral, a filosofia e a teologia.
A complexidade da bioética resultada encruzilhada entre um grande número de disciplinas, do “confronto” mais ou menos conflituoso, de ideologias, morais, religiões, filosofias e dos vários grupos de interesse e pressão que constituem a sociedade civil: associações de doentes; médicos; defensores dos animais; indústrias farmacêuticas, etc.
Deste modo, Kottow é mais abrangente quando diz que “A bioética é o conjunto de conceitos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DICIONARIO DE ÉTICA
  • Dicionario de Ética
  • Etica e cidadania
  • Etica e cidadania
  • Etica e cidadania
  • Ética e Cidadania
  • Etica e cidadania
  • Ética e Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!