Dicas sobre oconsole de recuperação

3402 palavras 14 páginas
Console de Recuperação do Windows

O Console de Recuperação é uma ferramenta do Windows introduzida na versão 2000 e presente nas versões subsequentes incluindo o Windows XP que permite o acesso a sistemas Windows sem utilizar a interface gráfica e com acesso a partições NTFS, FAT32 e FAT.
Ela é uma ferramenta muito útil caso você precise reparar o sistema quando o "Modo de Segurança" ou outras opções de Boot não resolvem o problema. Seu uso é recomendável a usuários avançados capazes de identificar problemas em drivers e em arquivos.
Suas funcionalidades principais são * Manipular arquivos e diretórios; * Habilitar ou desabilitar serviços e dispositivos do sistema; * Reparar o setor de Boot (e MBR) do sistema e configurar as opções de Boot; * Formatar e criar partições; * Checar e reparar discos;
Fatos relevantes sobre o Console de Recuperação * Ele não é um Sistema Operacional. Isso significa que ele não pode executar programas, ele é uma ferramenta que executa apenas seus comandos internos; * É necessário a senha do Administrador do sistema. * Alguma experiência nos comandos do MS-DOS é recomendável; * Por padrão você somente tem acesso ao diretório raiz e o WINNT e WINDOWS; * Por padrão o acesso a outras unidades de disco que não sejam a padrão do sistema é Somente Leitura.

Executando o console de recuperação Os meios de executar o Console de Recuperação são * Efetuando um Boot utilizando um CD de instalação do Windows que permitam essa funcionalidade; * Utilizando os disquetes de instalação do Windows XP; * Após instalar ele no computador como mais uma opção no Boot. Aqui descrevo como ligar o console usando um CD, no caso da execução a partir de disquetes de Setup o procedimento é idêntico e se ele já estiver instalado no sistema, ele aparece como mais uma opção na lista de sistemas operacionais durante o Boot. 1a

Relacionados