Dicas Para A Elabora O Da Pe A Conforme OAB

Páginas: 16 (3796 palavras) Publicado: 27 de março de 2015
b) Prova prático-profissional Destacam-se as seguintes observações: • é uma fase acessível apenas aos candidatos aprovados na fase objetiva; • elaboração de peça profissional: redação de peça profissional privativa de advogado em uma das áreas de escolha do candidato: penal, civil, trabalhista ou tributário ou constitucional ou administrativo ou empresarial; • questões práticas, sob a forma desituações-problemas, na área de opção do candidato; • a peça prática vale 5,0 (cinco) pontos; as questões práticas valem5,0 (cinco) pontos (ume vinte e cinco pontos para cada questão); • são permitidas consultas a legislação, súmulas, enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos sem qualquer anotação ou comentário; • é vedada a utilização de obras que contenham formulários emodelos; • é considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superiora 6,0 (seis) inteiros, vedado o arredondamento; • o examinando reprovado pode repetir o Exame de Ordem, vedado o aproveitamento de resultado anterior.

b) Segunda Fase: a peça profissional valerá 5 (cinco) pontos e cada uma das questões, 1,25 (um e vinte e cinco) pontos. Será considerado aprovado o examinando que obtivernota igual ou superior a 6 (seis) inteiros, vedado o arredondamento. É nula a prova prático-profissional que contiver qualquer forma de identificação do examinando. Para avaliação do Exame na segunda fase, são observados os seguintes critérios de avaliação:
a)capacidade de exposição e interpretação: o examinador avalia a capacidade do candidato de apontara(s) tese(s) jurídica(s) na peçaprofissional; b)raciocínio jurídico: o examinador avalia se o candidato tem encadeamento lógico nas ideias colocadas na sua argumentação jurídica; c) fundamentação e sua consistência: o examinador avalia se o candidato demonstrou a tese, de maneira lógica e correta, inclusive com reforço doutrinário e jurisprudencial; d)correção gramatical: o examinador avalia as regras gramaticais, como acentuaçãográfica, concordância e outras; e) técnica profissional: o examinador verifica se o candidato sabe montara peça prática, de acordo com a legislação e a prática advocatícia. Na peça profissional os examinadores, na correção, analisam de forma detalhada a parte da argumentação jurídica, avaliando o conhecimento do candidato sobre teses jurídicas existentes na área de sua opção. Antes das novas diretrizesgerais fixadas pelo Conselho Federal da OAB, o candidato podia consultar doutrina e jurisprudência para realizar a prova prático- -profissional. Coma nova padronização do Exame da OAB Nacional, estabelecida pelo Provimento nº 144/2011, só é permitida ao candidato consulta a legislação, súmulas, enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos sem qualquer anotação ou comentário, naárea de opção do examinando. Dessa forma, com as novas regras do Exame da OAB, pode-se perceber que o candidato terá de estudar doutrina e jurisprudência, estabelecendo um aprofundamento teórico das teses jurídicas existentes na sua área de opção, com técnicas de memorização do conteúdo, para, então, estar preparado para realizar a segunda fase da prova prático-profissional.









Como estudarpara a Segunda Fase da OAB: Na segunda fase do exame da OAB, o candidato que optar pela área penal, deve seguir as seguintes dicas para obter o sucesso desejado.
Dicas sobre a peça prática I – Preparação do material do dia da prova: o material de apoio é essencial para consulta e fundamentação da peça prática. Na área penal, o candidato deve levar para a prova: a) Código Penal; b) Código deProcesso Penal; c) Constituição Federal; d) objetos pessoais: caneta, lápis, borracha. O candidato não pode esquecer de buscar material atualizado, que ofereça índice(sistemático e remissivo) fácil e detalhado. Também não pode esquecer de levar no dia da prova a carteira de identidade e o cartão de inscrição da OAB. II – Estudo das peças: o candidato deve fazer um planejamento de estudo com base no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PE AS DA OAB
  • PE AS OAB
  • dicas OAB
  • Dicas OAB
  • Apostila de Dicas OAB
  • como passar na OAB- dicas
  • Passo a passo dicas OAB
  • Dicas de Estudo OAB

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!