DICAS DE SEGURANÇA DECORAÇÃO NATALINOS

349 palavras 2 páginas
DICAS DE SEGURANÇA DECORAÇÃO DE NATAL

DICAS DE SEGURANÇA: DECORAÇÃO DE NATAL
O mal uso de itens da ornamentação de Natal, como as luzes pisca-pisca instaladas em árvores de decoração ou arranjos em locais inadequados são capazes de provocar incêndios e pôr vidas em riscos. A magia do Natal é contagiante, milhares de lâmpadas reluzindo o brilho colorido, desperta a atenção e a curiosidade de adultos e crianças. Nesse período aumenta a probabilidade de acidentes como o choque elétrico, queimadura a até mesmo incêndios.
Para realizar a decoração com material que necessita de energia elétrica é necessário tomar alguns cuidados, veja: Adquira apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com orientação técnica de utilização para cada tipo de ambiente. Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.

Evite fazer e deixar a instalação em local sujeito à chuva ou alagamento.

Nunca faça a instalação externa ligada diretamente à fiação da rede.

Tenha cuidado para não sobrecarregar as tomadas.

Não deixe a fiação ao alcance de crianças e a tomada deve estar protegida.

No caso de existirem crianças pequenas ou animais domésticos, torna-se necessário afixar a árvore de Natal a um elemento estável e seguro.

Em casos de decorações de Natal de grande porte, em fachadas, com potência mais elevada, contrate serviço de um profissional (engenheiro, técnico ou eletricista) para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

Desligue sempre as luzes decorativas antes de se deitar e sempre que sair de casa.

Emendas de fiação devem ser protegidas com fita isolante

Relacionados

  • arquivos
    224439 palavras | 898 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas