Dicas de redação

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Uma dissertação consiste numa redação analítica sobre o tema proposto.
Dessa maneira, o vestibulando deve defender uma opinião sobre o assunto.
Redação boa não é aquela em que o aluno apenas escreveu sobre determinado tema, nem aquela em que ele mostrou conhecimento da modalidade culta da língua. Redação boa é aquela cujo autor demonstra vasta cultura geral, prova por meio de raciocínioconcludente que sabe argumentar com coerência e apresenta deduções que denotam a verdade de sua conclusão por se apoiar em premissas admitidas como verdadeiras.
A dissertação nada mais é que o uso de uma linguagem que permite expor idéias, raciocínios, argumentos e conclusões, demanda conhecimento de causa, ou seja, é preciso estar a par do que se deseja falar e também tem que apresentar uma posiçãocrítica a respeito do assunto abordado. Em suma, é preciso informações apuradas, dados, conceitos, idéias, mas também opiniões.
» Dez dicas para fazer uma boa redação
1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
2) Na dissertação, não use expressões como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", que mostram dúvidas em seus argumentos.
3) Uma redação "brilhante" mas quefuja totalmente ao tema proposto será anulada.
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar emconsideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
8)O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver osseguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.














Não comece escrever sem pensar e definir sua opinião sobre o tema;

Tome cuidado para não fugir do tema proposto;

Não tente "modernizar" a escrita durante a prova;

Evite repetição de termos e palavras. Faça uso de sinônimos e elipse;

Fundamente os argumentos, mas nunca use exemplospessoais;

Lembre-se: o texto é uma conversa com um interlocutor desconhecido, portanto seja o mais claro possível


Uso do vocabulário

- Seja direto e use linguagem simples, clara. O uso de termos dos qual você não tem segurança podem comprometer a compreensão do seu texto.

- Evite palavras científicas, elas podem conter um significado muito específico e não se adequarem aocontexto em que você as aplicou.

- Não use figuras históricas a menos que seja indispensável, pois caso você se engane a respeito de alguma informação sobre aquela pessoa você estará prejudicando a verossimilhança do texto.

- Evite os lugares comuns, conhecidos também como âncoras, clichês, etc. São palavras, expressões ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por você e que se tornaramconhecidas.

- Nunca use gírias ou figuras de linguagem. Dessa maneira você pode não ser claro quanto ao conteúdo da sua redação.

- Evite ao máximo, semelhanças com a oralidade. Lembre-se que quando escrevemos uma redação (especialmente no vestibular) devemos obedecer às normas da língua.

- Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto” ou semelhantes.

Não use a 1ª...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicas de redação
  • Dicas de redacao
  • Dicas para redação
  • Dicas de redação
  • Dicas de Redação
  • dicas de redação
  • Dicas de redação
  • Dicas de Redação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!