dicas de redação

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2014
Tenho corrigido algumas redações, e estou percebendo que, apesar dos bons argumentos, falta estrutura.

Você já pararam para pensar no que consiste uma dissertação argumentativa?
Você precisa discorrer sobre o tema, não apenas apresentando dados, mas, além disto, mostrando um certo posicionamento, ou uma duvida razoável.

A redação é composta por INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.A introdução (dependendo do número máximo de linhas) deve ter TRÊS argumentos, dos quais você falará no desenvolvimento. Então, deixe para explicar o assunto da introdução depois. Apenas coloque os argumentos, de forma conexa e, mais importante, apenas os coloque se tiver certeza de que falará sobre eles depois.

O Desenvolvimento (dependendo do número máximo de linhas) deve ter, no mínimo,dois parágrafos. Cada parágrafo deve ter entre 2 a 4 linhas. O ideal seria 3 linhas, pois quanto mais linhas tiver, maiores as chances de você escrever algo confuso.
Os parágrafos devem tratar dos três argumentos apresentados na introdução. Cada parágrafo, ao menos, referente a um deles.

A conclusão não traz nenhum argumento novo. Ela ressalta o que já foi dito, ou traz uma POSSÍVEL solução.Na dissertação NUNCA usamos: eu, nós, temos, devemos, podemos, iremos, sei, sabemos, e palavras conjugadas da mesma forma.
Isto porque ela devem ser escritas na 3° pessoa do singular. O certo seria: sabe-se, deve-se, importante se faz, tem-se.

"Todo mundo", "todo o planeta", "todas pessoas", "todos".
Tais palavras devem ser evitadas, pois a dissertação não admite generalização.
Logo,devemos usar "a maioria", "grande parte", "parcela da população", um significativo número" etc.

"Com certeza", "obviamente", definitivamente".
São palavras que também devem ser evitadas. A dissertação consiste numa argumentação, na qual se é exposto um pensamento, o qual poderá ser refutado por outro pensamento.

Vamos para um exemplo então.
A dissertação a seguir é a correção da redação deum usuário do próprio fórum.

O texto trata da redução da maioridade no Brasil.

A INTRODUÇÃO é a seguinte:

Na sociedade atual, muitos crimes vêm sendo cometidos por infratores menores de dezoito anos. As penas a eles aplicadas são relativamente pequenas e não os inibem de praticar novos delitos. A maioria destes jovens, contudo, SÃO de regiões periféricas e não têm o devido acesso áeducação.

Lembra da regra dos três assuntos da introdução? Então... vamos ver quais serão os assuntos.

Assunto 1: na sociedade atual, muitos crimes vêm sendo cometidos por infratores menores de dezoito anos
Assunto 2: As penas a eles aplicadas são relativamente pequenas e não os inibe de praticar novos delitos
Assunto 3: A maioria destes jovens, contudo, são de regiões periféricas e não têmo devido acesso á educação

Agora, vamos construir o texto, abordando cada assunto em um parágrafo do desenvolvimento.

Na sociedade atual, muitos crimes vêm sendo cometidos por infratores menores de dezoito anos. As penas a eles aplicadas são relativamente pequenas e não os inibem de praticar novos delitos. A maioria destes jovens, contudo, É de regiões periféricas e não TEM o devido acessoá educação.

É de se notar que o crescente número de infrações realizadas por crianças e adolescentes, aparentemente, só tende a aumentar, tal como vem acontecendo. Crimes como roubo e tráfico se mostram cada vez mais presente nas ações destes jovens. (assunto 1)

Se, por um lado, o número de crimes praticados por eles aumenta, por outro, diminui a severidade das medidas. O grande problema demedidas tão brandas consiste no fato de estas não cumprirem um de seus importantes deveres: o de inibir a ocorrência de novas infrações. (assunto 2)

A falta de estudo e de condições sociais favoráveis, certamente, é um ponto que fortalece o envolvimento com ações infratoras. Dispersos, tratados com descaso e sem perspectiva, muitos jovens veem no crime a possível solução para seus problemas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicas de redação
  • Dicas de redacao
  • Dicas para redação
  • Dicas de redação
  • Dicas de Redação
  • Dicas de redação
  • Dicas de redação
  • Dicas de Redação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!