Dicas de prevenção da ler/dort

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
22 dicas para prevenir as lesões do trabalho: LER e DORT
Entenda a diferença entre essas duas síndromes e tome atitudes simples para evitar problemas

Quem nunca ouviu falar nas LER lesões poresforços repetitivos ou nos DORT distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho? LER e DORT são síndromes que atacam os nervos, músculos e tendões, especialmente dos membros superiores e dopescoço. São síndromes degenerativas e cumulativas e sempre acompanhadas de dor ou incômodo, provenientes não somente da atividade ocupacional intensiva, mas também de atividades realizadas sob intensoestresse.
O termo LER utilizado para denominar uma síndrome da atividade ocupacional excessiva, que abrange uma gama de condições caracterizadas por desconforto ou dor persistente nos músculos, tendõesetc. Entretanto, sabidamente, nem todas as patologias estão relacionadas aos movimentos repetitivos, pois existem outros fatores biomecânicos causais como esforço físico proveniente de levantamentoconstante de peso , além dos fatores psicofísicos e sociológicos, que atuam sobre o problema.

"Infelizmente, o termo LER passou a ser utilizado de forma indistinta como nome de uma doença, porém,este é simplesmente uma denominação de um mecanismo de lesão e não pode ser utilizado como um diagnóstico", explica a engenheira Maria Aparecida Frediani Rocha, especialista em Ergonomia e consultora daVendrame Consultores Associados.

Por tais razões, estudiosos recomendaram que este termo fosse abandonado e se passasse a usar o termo DORT Distúrbios Osteosmusculares Relacionados ao Trabalho,pois numa primeira fase ocorrem os distúrbios, com sintomas como fadiga, peso e dor nos membros e somente depois aparecem as lesões.
Em geral, qualquer trabalhador pode estar sujeito aos DORT.Percebemos que quem sofre muita pressão psicológica no trabalho está predisposto ao desconforto ou dor persistente nos músculos, tendões e outras partes do corpo. Com tratamento adequado, muitas das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LER/DORT
  • DORT E LER
  • Ler/dort
  • LER e DORT
  • Ler-dort
  • Ler dort
  • LER/DORT
  • LER DORT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!