Dicas de português para concursos

Páginas: 45 (11248 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
http://www.mundotexto.com.br/dicas/dica1.html

Acerte sempre com estas dicas de português para concursos!

Domingo passado estive em casa de um amigo.
Quando a palavra casa vier acompanhada de qualificador, é obrigatório o uso do artigo. Portanto, nesta frase de dicas de português para concursos, tem-se como correta a grafia:
Domingo passado estive na casa de um amigo.
A palavra casaprecedida da preposição em, desacompanhada de artigo, refere-se ao lar do sujeito da oração:
Fiquei em casa todo o final de semana.
Ela estava em casa vendo televisão quando ouviu o estrondo.

Desculpem o transtorno.
Nesta página de dicas de português para concursos, falaremos um pouco sobre transitividade verbal.
O verbo desculpar é transitivo direto e indireto, isto é, ele possui dois objetos:um direto e outro indireto. A ordem em que esses objetos figuram na oração é indiferente. Pode vir primeiro o objeto direto, depois o indireto, ou vice-versa. Trocando em miúdos, quem desculpa, desculpa alguém por alguma coisa. O objeto direto é sempre uma pessoa e o indireto é alguma coisa. Seria muito desagradável, neste caso, procurar o transtorno para desculpá-lo por alguma coisa que tenhafeito de errado. Será que foi o transtorno quem escreveu essa frase? Nesta frase de dicas de português para concursos, o correto seria escrever:
Desculpem-nos pelo transtorno.

São os banqueiros que acabam lucrando.
Neste tópico de dicas de português para concursos, a expressão é que não é genuinamente um verbo. Trata-se simplesmente de uma locução de realce, que a usamos, evidentemente, paradar destaque à ideia expressa na frase. Por tratar-se de um mero adorno frasal, essa locução é totalmente dispensável sem prejuízo para o sentido da oração. Exemplo:
É os banqueiros que acabam lucrando. = Os banqueiros acabam lucrando. (A igualdade é de significação, é lógico.)
Mais exemplos:
Só nós dois é que sabemos o quanto nos queremos bem. (Letra de canção portuguesa.)
Seria ridículo dizer:Só nós dois somos que sabemos o quanto nos queremos bem. A frase original pode ser escrita, sem nenhum prejuízo para a sua significação: Só nós dois sabemos o quanto nos queremos bem.
É eles que representarão o presidente. Essa frase está correta. Estaria incorreta se fosse escrita assim: São eles que representarão o presidente. Se eliminarmos do contexto a expressão de realce é que, veremos queo sentido é o mesmo: Eles representarão o presidente.
Muito cuidado! Nas questões de português, sobre concordância verbal, as organizadoras de concursos públicos costumam usar, de vez em quando, frases desse tipo, induzindo o concursando a considerá-las incorretas.
Concluindo, nesta seção de dicas de português para concursos, indicamos como escrita correta da frase do topo a seguinteconstrução: É os banqueiros que acabam lucrando.

Agradecemos a preferência.
Neste segmento de dicas de português para concursos, vamos aprender a agradecer em bom português. Muita gente boa agradece mal aos seus clientes por falta de conhecimento de transitividade verbal. O verbo agradecer, nessa construção, possui outra regência, que o transforma num transitivo indireto acompanhado de um adjuntoadverbial de causa. Na frase errada, acima, o agradecimento é dirigido à causa (= a preferência) e não ao seu agente (= o cliente ou os clientes). Este tópico de dicas de português para concursos diz que para agradecer, corretamente, deve-se escrever assim:
Agradecemo-lhes pela preferência. ou Agradecemos aos nossos clientes pela preferência.

Gostaria de colocar minha opinião.
Opiniões não secolocam, se expõem ou se dão. Há também quem gosta de, ao final de um discurso, fazer uma colocação em vez de fazer uma exposição, que é muito mais coerente e elegante. Nesta seção de dicas de português para concursos, o correto seria escrever:
Gostaria de expor minha opinião. Ou Gostaria de dar minha opinião.

Vou explicar nos mínimos detalhes.
Veja, neste tópico de dicas de português para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicas de concursos
  • Dicas para concursos
  • Dicas de Concursos
  • Dicas Concursos
  • português para concurso
  • Português para concursos
  • português para concurso
  • portugues concurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!