Dicas De Como Fazer Reda O Dissertativa Argumentativa

1091 palavras 5 páginas
DICAS DE COMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM
Redação Dissertativa: Esse texto tem o propósito de informar, ou seja, através da dissertação são transmitidas informações para o leitor.
Redação Argumentativa: Esse texto tem o propósito de convencer o leitor, fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor.
Redação Dissertativa-Argumentativa: Esse texto é composto pela junção dos dois tipos apresentados acima, o dissertativo e o argumentativo. Isso significa que um texto que, ao mesmo tempo, explique um tema e instigue o leitor a seguir a opinião do autor, é considerado como dissertativo-argumentativo. Relacione as informações
Adquirir uma grande bagagem de informações é bastante simples, mas relacioná-las de forma correta para que a redação não fique sem sentido pode não ser tão fácil assim.
Primeiramente, procure reunir todas as suas ideias e elaborar um esqueleto para o seu texto. A partir desse esqueleto, comece a inserir as informações. Fique atento para não ser redundante.
Em cada parágrafo, busque associar o maior número de informações e interligar um parágrafo ao outro. A redação deve seguir um fluxo e estar bem clara e coesa.
Evite cópias: Criatividade é um requisito indispensável para uma boa redação. Utilizar trechos copiados de outros autores pode prejudicá-lo na condução do texto. Além disso, você corre o risco de fugir do tema proposto.

Componentes de uma dissertação-argumentativa para um Redação Enem nota 1000
Introdução
A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.
Pode-se iniciar a introdução com:
– uma afirmação;
– uma ou mais perguntas;
– uma retrospectiva histórica (falando sobre dados passados);
– dados estatísticos (desde que

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas