Dibs: em busca de si mesmo

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
1. Identificação

Nome do paciente : Dibs
Sexo: Masculino
Idade: 5 anos
Quem acompanha o paciente: Dra. Axiline
Que instituição o encaminha: Escola de Dibs

2. Queixa Principal

Dibs encontrou muitas portas fechadas em sua vida, com a infância marcada pela rejeição de seus pais e a privação do convívio social, que o impossibilitou de ter uma infância normal e saudável, se afastando enão conseguindo ter uma relação recíproca com as pessoas. Durante a ludoterapia com a Dra. Axiline o menino se expressava de forma clara, mostrando o seu sofrimento psíquico.

“- Fecha a janela, dizia.” “-É isso mesmo. Dibs vai fechá-la. Falou com bastante firmeza.” (pg.60)
“Tranca – murmurou. Tranca!” “-Trancada, insistiu tentando fixar a peça, de novo, Oh!... Oba! Agora está bem trancada.”“-Todas estão fechadas, Todas! – exclamou.” (pg. 64) “- É uma fechadura que tranca com uma chave. Veja as paredes altas e fortes! E a porta. Uma porta trancada!” “As portas fechadas que havia encontrado em sua vida, sem dúvida, o impressionaram profundamente.” (pg.65)

O acolhimento da escola, dos professores e dos demais profissionais na vida de Dibs foi bastante importante, mesmo com opção da mãe dedar um “tempo para Dibs” de começar um tratamento psicológico. Quando Dibs começou a freqüentar a escola não falava e nem saia de seu lugar, seu desenvolvimento foi evidente, porém ainda apresentava comportamentos característicos de idades inferiores à dele.
“Os professores haviam sugerido repetidas vezes que Dibs necessitava de ajuda profissional. A respostada mãe era sempre a mesma.
-Dêem-lhe mais tempo!” (pág 22)
“Seu progresso na escola era evidente. Quando começou a freqüentá-la não falava nada e jamais se arriscava a sair de sua cadeira. Durante toda a manhã permanecia sentado, mudo, insensível. Decorridas várias semanas, principiou a levantar-se e engatinhar ao redor da sala, parecendo perceber algumas coisas à sua volta.” (Pág. 19)


3. História Familiar

Dibs foi frutode uma gravidez não desejada, a mãe relata que sua vida e de seu marido eram muito melhores antes de Dibs.

“Ele foi uma espada no meu coração – tal o desapontamento que me trouxe com seu nascimento. Não tínhamos planejado ter uma criança, sua concepção foi um acidente. Ele desmoronou todos os nossos sonhos. Tinha a minha carreira profissional também. Meu marido vivia muito orgulhoso das minhasconquistas. Éramos um casal muito feliz antes de Dibs. Mas que bebê estranho quando ele nasceu. Tão grande e tão feio.”

Dorothy, sua irmã, nasceu um ano depois de Dibs


4. Características Clínicas

Coordenação motora inadequada
“Com o caminhar trôpego e vacilante dirigiu-se para o pátio. Sua coordenação de movimentos era deficiente reveladora de, que Dibs estava amarrado física eemocionalmente.” (pág. 21)

“Sua face estava muito pálida. - Seus os braços flácidos pareciam pendurados em seu ombro.” (pág. 10)

Problemas afetivos.
“Jamais algum de nós o viu sorrindo. Jamais alguém percebeu um ar de felicidade, ainda que remota, a iluminar-lhe o rosto. Isto nos leva a crer que seu problema vai além de um retardamento mental; envolve a esfera afetiva.” (pág. 29)Comprometimento qualitativo na interação social:
“Os professores haviam tentado por todos os meios estabelecer relações com ele, suscitar-lhe uma resposta. Mas haviam sido tentativas repetidas e frustradas. Ele parecia decidido a manter-se isolado das pessoas.” (pág. 19)

Dificuldade acentuada no uso de diversos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturascorporais e gestos para regular a interação social.
“Quando alguém se aproximava, Dibs precipitava-se como uma bola no chão e não mais se movia. Nunca olhava diretamente para os olhos de uma pessoa, jamais respondia quando alguém lhe falava.” (pág. 19)

Fracasso para desenvolver relacionamentos apropriados seus pares.
“Um dos garotinhos da turma correu para ele e convidou-o.
- Ei, Dibs vem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Díbs: em busca de si mesmo
  • Dibs: em busca de si mesmo
  • Dibs
  • Dibs
  • Dibs, em busca de si mesmo
  • Dibs em busca de si mesmo
  • Dibs: Em busca de si mesmo.
  • Dibs em busca de si mesmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!