diasdh

263 palavras 2 páginas
quando a bolsa estiver na alta, e não perder nada, NADA, de seu dinheiro quando crises como a de 2008 assolarem o mercado acionário. Pois saiba que esse tipo de produto existe no mercado: são os chamados fundos de capital protegido (ou garantido). Neles, você investe seu dinheiro e pode ganhar inclusive se o mercado acionário cair. Parece bom demais pra ser verdade?

Pois acredite: pode ser mesmo. “Mas Fábio, como pode ser bom demais pra ser verdade se eu posso ganhar dinheiro mesmo se a bolsa cair e não posso perder nada de meu capital?”

Para explicar isso, é importante saber como funcionam os fundos de capital protegido. Afinal, não duvide jamais dessa verdade: um banco não oferece um produto se houver uma expectativa de que ele tenha prejuízo. Se ele investe seu dinheiro no mercado de ações e garante pro cliente o capital investido, deve adotar algum mecanismo de proteção. Afinal, se o mercado cai e ele garante a devolução, no mínimo, do capital investido, o Banco terá prejuízo. Ou não?

Para garantir o retorno do capital ao investidor, uma maneira de o banco proteger o capital é investir grande parte do montante em renda fixa. Por exemplo, se ele investir 90% do capital em renda fixa e o investimento render 11,1% por ano, em um ano ele teria 100% do capital investido. Com os 10% restantes, o banco poderia investir em ativos de mais riscos, a fim de garantir a rentabilidade prometida.

O primeiro artigo é de graça...
E os demais

Relacionados