Dias assim

Páginas: 9 (2181 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 Uma gota de vinho

Fernando precisava conversar. Foi com essa motivação que saí de casa para encontrar um amigo que via todo dia e que trabalhava na mesa ao lado da minha, era meu compadre e eu era fiador do apartamento dele. Fomos a um botequim no bairro de Santa Tereza. Ele chegou primeiro e já estava na mesa quando cheguei. Parei o carro e de longe vi um Fernando com um ardistante e saudoso, mas achei que fosse influência do lugar escolhido para o encontro.
Me sentei e ele já iniciou a conversa assim:
“Naquele dia, por toda parte, o que se via era uma vontade enorme de ir embora, pela total falta do que fazer no meio daquela multidão. Coloquei no rosto o reflexo de um sorriso permanente direcionado à todas as direções como um exercício de submissão e cansaço”.
Elenem sequer havia me dado boa tarde e fiquei atordoado, mas achei que se tratava de algum poema novo que ele tivesse decorado, como sempre gostou de fazer.
Ele continuou:
“Fiquei parado como uma “coisa” que sempre esteve ali. Pensei comigo mesmo que o conhecimento que temos do mundo limita a capacidade de entender o que está à nossa volta. Com isso acabamos tentando fazer com que o mundo seadapte a nós, e aí está a origem de grande parte de nossas sensações, sejam elas quais forem”.
Olhando as pessoas ao seu redor, continuou a reflexão, sem me explicar nada.
“Sempre precisamos que o “mundo” se adapte às nossas idéias e aos nossos desejos. Com isso, agindo assim, ficamos expostos aos desvarios produzidos pelo egoísmo, e a febre produzida pelas frustrações! Nessa mesma direção corre ocurso natural da vida. Às vezes ele corre rente, sem nos tocar. Às vezes nos tangencia. Corre longe de nós, corre ao contrário da direção que escolhemos. Vai devagar demais ou vai rápido demais. Por fim, sem nos dar qualquer sinal, não corre por um tempo, ou acelera e nos deixa pra trás quase que definitivamente”.
“Saber como agir nessas ocasiões é que faz de cada um de nós felizardos ouazarados, sobretudo, na opinião dos que convivem conosco e conhecem nossas ansiedades”.
“O melhor a fazer é pensar, refletir, e decidir aceitando de forma convicta a resposta que advier de nosso ato”.
Sem dar sinais de que estaria terminando aquele misto de desabafo com discurso, Fernando chamou o garçom e pediu um vinho importado, sem definir sequer o país de origem.
O garçom trouxe um vinho qualquer.Parado diante de nossa mesa o homem que nos servia se preparava para abrir a garrafa e iniciar com aqueles preparativos formais. Pude perceber que havia nele uma enorme preguiça. Tirou do bolso um abridor cansado, sacou a rolha e a entregou para Fernando que cumpriu o ritual como um enólogo de ótima cepa.
O garçom serviu a primeira dose que Fernando direcionou a mim. Tomei com a mesma preguiçado garçom.
Aprovei o vinho com a cabeça, mas decididamente faria o mesmo gesto com um copo de água mineral.
O garçom serviu a dose em ambas as taças e enrolou o pano vermelho no gargalo da garrafa, colocando-a, imponente sobre nossa mesa.
Fernando olhava atentamente aquele momento como se fosse uma cena íntima entre o garçom e a garrafa de vinho.
Demos a primeira golada e ele olhou as árvoresda praça como um estrangeiro e não disse nada.
De repente, tendo no rosto a expressão de quem havia acabado de rasgar o Tratado de Tordesilhas, Fernando arregalou os olhos para mim e me lançou a seguinte pergunta:
- Você viu a guerra travada pela última gota do vinho que tentava se manter dentro da garrafa enquanto o garçom nos servia?
Aquela pergunta me irritou. Eu me levantei sem dar umapalavra e sem me despedir fui pra casa, com a certeza de que Fernando havia escolhido uma péssima hora para me aprontar uma das suas brincadeiras de colégio.
No caminho pensei ter percebido um certo desconforto dentro do meu amigo, mas diante daquela pergunta sem nenhum nexo, achei melhor deixá-lo ali à mercê de suas traquinagens alucinadas.
Passei na padaria e comprei uma pizza pronta para comer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assim dia dia
  • como assim?
  • assim
  • assim como se foi
  • Eu sou assim
  • Assim
  • Assim seja
  • Assim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!