diarreia da populacao em geral

Páginas: 13 (3083 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
FMU


CURSO DE ENFERMAGEM

Flavia Villela de Araujo Magalhães RA: 4848105; Juliana Rocha dos Santos RA: 5296509; Ladjane Nepomuceno de Oliveira RA: 5655953.









DIARREIA

Causas e consequências na população em geral
















SÃO PAULO
2014


CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADESMETROPOLITANAS UNIDAS
FMU


CURSO DE ENFERMAGEM

Flavia Villela de Araujo Magalhães RA: 4848105; Juliana Rocha dos Santos RA: 5296509; Ladjane Nepomuceno de Oliveira RA: 5655953.






DIARREIA
Causas e consequências na população em geral





Projeto de pesquisa do TCC1 do Curso de Graduação em Enfermagem, apresentado ao Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU,como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem,sob orientação da profa. Dra. Cristiane Marcelino.







SÃO PAULO
2014


CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
FMU


Curso de Graduação de Enfermagem

DIARREIA
Causa e consequências na população em geral.
Orientação: Professora Mestre Cristiane Marcelino
INTRODUÇÃO: A diarreiatem sido uma das doenças de maior prevalência na população carente e tem levado a óbito milhares de pessoas todos os anos, sendo que o maior índice esta entre as crianças menores de cinco anos e pessoas imunodeprimidas, temos como uma das principais causas a falta de saneamento básico e uma das principais consequências a desidratação que se não tratada evolui rapidamente para o óbito. OBJETIVO: Oobjetivo deste trabalho é descrever as causas e consequência da diarreia na população geral e orientar quanto a prevenção e a gravidade da doença. METODOLOGIA: O método utilizado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, artigos da internet, bases de dados eletrônicos tais como: Scielo, Dedalus, Bireme e Llacs, a busca bibliográfica considerou os artigos publicados entre os anos de 2000 e 2012,com os seguintes descritores: Países subdesenvolvidos, desidratação, saneamento básico. RESULTADOS: As principais causas da diarreia esta relacionadas com o nível socioeconômico da população mais afetada, o grau de escolaridade é um fator de risco importante para ocorrência da gravidade da doença, a falta de saneamento básico expõe esta população aos vírus, bactérias e protozoários que disseminam adoença. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nossa pesquisa destacou pontos importantes no desenvolvimento da doença estudada e mostrou como é importante a prevenção e como é simples o tratamento ainda em sua fase agudizada, uma vez que a população seja orientada e prevenida com ações de prevenção.
DESCRITORES: Países Subdesenvolvidos, Saneamento Básico, desidratação.

1. INTRODUÇÃO


Adiarreia aguda é uma síndrome de má absorção de água e eletrólitos causadas por agentes infecciosos (vírus, bactérias e protozoários) podendo alojar-se em qualquer parte do trato intestinal, devido a este processo aumenta-se o numero de frequência das evacuações e volume (FIGUEIREDO;VIANA;MACHADO, 2010).

As repercussões diretas sobre o trato intestinal, induzidas pelo agente infectantepode perdurar enquanto o causador estiver presente, na mucosa intestinal esse prazo pode permanecer por 10 dias, podendo desaparecer antes, de acordo com a etiologia, uma vez a causa esta eliminada o efeito cessará, desaparecendo a diarreia secretora (FIGUEIREDO;VIANA; MACHADO, 2010).

“Os agentes infecciosos ganham o seguinte destaque:
Vírus –Rotavírus,adenovírus,micro-organismos do tiponorwalk;Bactérias –Shigella,Salmonella,Escherichia coli, Compylobacter, Yersínia enterocolitica, Staphylococcus, grupos de VibrioCholerae;Parasitas – E. Histolytico, Giardia lambia, Ascaris,Cryptosporidium,isospora,stromgyloides(FIGUEIREDO;VIANA; MACHADO, 2010)”.


Na infância existem outras condições, que ocasionam a diarreia como, Desnutrição, anatômicas e mecânicas (íleo paralítico) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diarreia e gastroenterites na população indígena
  • Aspectos gerais da população mundial
  • População
  • PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA POPULAÇÃO OBESA GERAL
  • Aspectos Gerais da População Munial e brasileira
  • Teoria Geral e Específica da População (Resumo)
  • PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO DE CORONEL FABRICIANO – MINAS GERAIS
  • diarreia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!